"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Aumentam sacrilégios no México

CIDADE DO MÉXICO, domingo, 23 de janeiro de 2011 (ZENIT.org - El Observador) - Um relatório da unidade de investigação do Centro Católico Multimédia (CCM) e do Conselho de Analistas Católicos do México (CACM) anunciou na última segunda-feira que tem crescido cerca de 12% o número de sacrilégios deliberados em recintos sagrados das diversas províncias eclesiais da república mexicana, segundo registros de 1993 até hoje.

Segundo o relatório, no México, a cada semana, cerca de 26 locais sagrados em todo o país são atacados com violência.

"É uma tendência que afeta anualmente 12% das mais de 11 mil igrejas católicas que compõem as 18 províncias eclesiais do país", diz o relatório.

O fenômeno - sublinha o estudo coordenado pelo jornalista Gustavo Antonio Rangel - aumentou 600% nos últimos 17 anos.

O México aparece como o primeiro país da América Latina com mais ataques violentos contra locais sagrados, seguido pela Colômbia, Brasil, Guatemala, Venezuela, El Salvador e Argentina. Muitos dos ataques são roubos, especialmente de arte sacra e arte colonial, das quais as igrejas católicas no México conservam objetos extraordinários, apesar dos constantes saques a que, pelo menos há 200 anos, têm sido submetidas.

Estima-se que os ladrões de arte colonial obtêm um lucro anual de até 83 milhões de pesos (cerca de 8 milhões de dólares) e, além disso, supõe-se que seus principais clientes, "colecionadores e antiquários", estejam nas três principais cidades do México, assim como nos Estados Unidos, América do Sul e Ásia.

Sete de cada 10 lugares sagrados profanados corresponde a santuários marianos. "Para citar um exemplo, diz o estudo, a imagem mais prejudicada, por danos ou roubo de arte, é a da Virgem Maria em seu título de Nossa Senhora de Guadalupe."

Aumentaram as extorsões e as "venda de seguros" para os párocos de diferentes regiões do país; são extorsões e intimidações que, em muitos casos, geram novos e maiores atos de violência.

Isto é confirmado pelos registros de 1993 até hoje: 18 crimes cometidos contra 1 cardeal, 13 padres, 3 religiosos e 1 leigo - sacristão; destes, 7 foram realizados contra sacerdotes dentro dos templos.

Em 2010, dois padres e um leigo foram assassinados a sangue frio. "Por isso, as estatísticas dos casos de homicídios de sacerdotes no México mostrou que 46% deles provêm de ataques deliberados a recintos sagrados", afirma o relatório.

Ainda que 14 estados do México tenham se tornado áreas de risco constante para o ministério sacerdotal, 10 são os lugares que representam maior grau de insegurança: Cidade do México, Chihuahua, Guerrero, Jalisco, Oaxaca, Veracruz, Michoacán, Hidalgo, Aguascalientes e Coahuila.

(Felipe Aquino)

Nenhum comentário: