"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Atividades do novo órgão vaticano para o diálogo com os não-crentes começam em março

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 27-01-2011, Gaudium Press) No próximo dia 24 de março, em Paris, começarão os trabalhos da nova estrutura vaticana para o diálogo com os não-crentes, o "Pátio dos Gentios". É o que diz um comunicado do Pontifício Conselho da Cultura. As primeiras discussões acontecerão na capital francesa, de 24 a 25 de março acontecerão sobre o tema "Religião, luz e razão comum".

O objetivo do "Pátio", segundo o presidente do Pontifício Conselho da Cultura, Dom Gianfranco Ravasi, é, principalmente, criar uma rede de pessoas agnósticas e contato com organizações ateias que aceitem o diálogo e um confronto salutar de ideias e entrem como membros na fundação. A partir daí, o "Pátio" pretende desenvolver temas como religião, sociedade, paz, cultura, ambiente, universo.

"Queremos, com esta iniciativa, ajudar todos a saírem de uma concepção pobre do crer, fazer entender que a teologia tem uma dignidade científica e um estatuto epistemológico. A organização quer promover a cada ano um grande evento para abordar, de quando em quando, um destes temas", declarou o prelado no ano passado, ao anunciar a criação do "Pátio dos Gentios" - uma ideia gestada e capitulada pelo próprio Papa Bento XVI.

O programa das discussões propostas pelo "Pátio" para Paris é composto por três sessões. A primeira, e a cerimônia inaugural, acontecem no dia 24 de março na sede da Unesco e sob patrocínio da instituição. No dia seguinte, os colóquios da manhã acontecerão na Universidade Sorbonne e à tarde no "Institut de France". A conclusão será no Collège des Bernardins com uma mesa redonda.

O evento se encerrará com uma festa aberta a todos, especialmente aos jovens, com "O Átrio do Desconhecido", organizado no átrio de Notre Dame de Paris. Depois, àqueles que quiserem participar, será realizada na Catedral de Notre Dame uma vigília de oração e de meditação partilhada.

(Gaudium Press)

Nenhum comentário: