"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Arquidiocese do Rio de Janeiro realiza 20º Curso dos Bispos

Rio de Janeiro (Quinta-feira, 27-01-2011, Gaudium Press) A arquidiocese do Rio de Janeiro irá realizar durante a próxima semana, de 31 de janeiro a 03 de fevereiro, no seu Centro de Estudos, no Sumaré, a 20ª edição do Curso dos Bispos, evento que nasceu na década 1990 a partir de uma proposta do então cardeal Joseph Ratzinger, de dar aos bispos uma visão problemática do mundo atual, gerando debates e reflexões sobre como tornar presente o anúncio da fé em Deus.

Dando continuidade ao objetivo pelo qual foi criado, esta 20ª edição do curso terá como tema central os 50 anos do Concílio Vaticano II. "O objetivo é levantar aspectos essenciais do concílio, sua doutrina, as transformações e a reação da Igreja", explica o religioso organizador do evento, arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Dom Karl Romer, conforme a arquidiocese.

Segundo o prelado, trata-se de um tema essencial, pois faz exatos 50 anos que o então Papa na época, João XXIII, convocou a reunião, que só aconteceria efetivamente um ano depois. De fato, explica Dom Romer, o jubileu do Concílio será comemorado em 2012, "mas nós já estamos nos preparando para a data", comenta.

Dom Romer destaca também o caráter de atualidade do Concílio Vaticano II. Conforme o bispo, apesar ter sido convocada há cinco décadas, o evento se mantém presente na vida de Igreja, porque se trata da reflexão da Igreja sobre si mesma e sobre a atuação no mundo. "[...]a Igreja é a luz dos povos e ela deve ser o reflexo de Jesus Cristo", afirma.

Estarão presentes no 20º Curso dos Bispos como conferencistas o Patriarca de Veneza, na Itália, cardeal Angelo Scola; o bispo de Ratisbona, na Alemanha, Dom Gebhard Müller; monsenhor Gabriel Müller; e o arcebispo emérito de São Paulo, cardeal Dom Claudio Hummes.

Com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

(Gaudium Press)

Nenhum comentário: