"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Desastre nuclear traz tribulação à igreja japonesa

À medida que água radioativa vaza de uma usina danificada pelo sismo ao largo da costa do Japão, uma congregação local tenta tomar medidas contra desastre.

Duas semanas atrás, o Rev. Akira Sato evacuou o seu rebanho da Primeira Igreja Batista de Fukushima, três milhas de distância da usina nuclear de Fukushima Daiichi. Para a comunidade tight-knit, que abandonou o edifício da Igreja foi um golpe porque os missionários americanos tinham começado a Igreja muito antes de a usina nuclear ser construída nos anos 1960.

"Será que vamos ser capazes de ter um culto em nossa Igreja novamente, ou será que a cidade simplesmente vai ser abandonada?" Sato perguntou em seu diário em 13 de março. Uma vez que a jornada começou, Sato manteve um diário narrando o sofrimento do dia-a-dia de sua Igreja, que ele comparou com o relato bíblico escrito no Livro do êxodo.

"Assim como os israelitas no deserto, tudo o que podemos fazer é seguir a Deus enquanto Ele nos conduz com pilares de fogo e nuvens," escreveu Sato filosoficamente da viagem de seu rebanho.

O diário de pastor online atrai a atenção, pois oferece um raro vislumbre sobre o desastre a partir de uma perspectiva cristã.

Durante dias, Sato lotou um abrigo improvisado com 50 membros de sua congregação de uma Igreja em Yonezawa, cerca de 60 quilômetros de distância. A maioria dos membros da congregação tinham optado por se instalar com amigos e família vivendo em outras partes do país.

No entanto, aqueles que ficaram no abrigo ficaram gratos pela ajuda material, que incluía comida e roupas a partir de doadores anônimos.

"Irmãos e irmãs estão nos trazendo alimentos e roupas de todo o Japão," escreveu Sato. "Eu me sinto como Elias, sustentado por Deus com alimentos transportados por um corvo."

Em 11 de março, um terremoto de 9,0 graus na escala Richter gerou um tsunami que varreu algumas comunidades costeiras ao longo da costa japonesa. De acordo com a Polícia Nacional do Japão Agência, cerca de 12.000 pessoas mortas foram confirmadas, enquanto mais de 15.400 ainda estão desaparecidas.

Em seu diário, Sato registrou histórias miraculosas de sobrevivência entre os membros de sua Igreja. Um membro da congregação do sexo masculino teve um ataque cardíaco logo após o terremoto, mas de alguma forma teve acesso a uma cirurgia que salvou sua vida. Uma mulher de sua Igreja foi atingida pelo tsunami, mas conseguiu nadar e salvar sua vida.

Outra mulher sobreviveu por afastar-se das ondas. Ao longo do caminho, encontrou um estranho, que salvou a vida de ambos, direcionando-a para em torno de rachaduras na estrada danificada. Muitos motoristas não foram tão felizes tendo seus automóveis presos.

Após o terremoto, a usina nuclear de Fukushima Daiichi foi atingida por três explosões, o que danificou os sistemas primário e de back-up usados para resfriar o combustível nuclear em seis reatores e suas respectivas poças de combustível gasto. O resultado de superaquecimento de combustível nuclear liberou material radioativo no ar, solo e água.

As partículas radioativas, que em grandes quantidades causam câncer nos seres humanos, foram registrados no espinafre e leite cru em prefeituras vizinhas, que resultou na proibição de todos os produtos agrícolas provenientes de regiões afetadas.

Em resposta à crise, o governo ordenou que 62 mil pessoas vivendo dentro de um raio de 20-30 km ficassem em casa. Um adicional de 78 mil pessoas, incluindo Sato e sua congregação, fugiram da área mais próxima ao local do desastre.

No sábado, os temores sobre a radiação no ar diminuiu o suficiente para primeiro-ministro japonês Naoto Kan fazer uma visita oficial com trabalhadores da fábrica e soldados à beira da zona de evacuação de 20 quilômetros.

No início da semana, na quinta-feira, uma concentração elevada de radiação foi descoberta em água do mar, perto da usina que provoca os medos. E o pessoal descobriu uma rachadura de 20 cm de largura em uma cova de concreto utilizado para armazenar cabos de alimentação perto do segundo reator, no sábado. No domingo, os trabalhadores vão tentar ligar a abertura com um tipo de polímero após esforços de sábado de tapar as fissuras em concreto. A origem do vazamento ainda não foi encontrado.

Recentemente, os trabalhadores descobriram os corpos de dois funcionários que desapareceram quando o tsunami varreu a usina. Os homens foram encontrados no porão do prédio número quatro das turbinas do reator.

Doença de envenenamento radioativo continua sendo um risco para trabalhadores da usina que tentam conter o vazamento. Muitos Cristãos da Igreja Sato são funcionários da fábrica.

"Dois dias atrás, um irmão que trabalha na fábrica, mas que tem estado conosco, foi chamados de volta ao trabalho," escreveu ele em 19 de março. "Nós oramos junto com sua família e o enviamos. Outros membros da Igreja estão trabalhando lá arriscando suas vidas."

No entanto, Sato escreveu que ficou maravilhado "com a força" da "fé no Senhor” dos membros da Igreja.

"Dos 160 membros que estiveram em contato, tudo que ouvi foram palavras como: “Deus é grande. Eu quero confiar nele enquanto eu andar com Ele a partir de agora. "Fico maravilhado com a força de sua fé no Senhor," escreveu ele. "Ontem, três dos que estão conosco oraram para receber Jesus em seus corações."

É incerto se o Primeira Igreja Batista Fukushima nunca mais vai retornar ao seu lar original, perto da usina. Mesmo assim, Sato continuamente visita os membros do seu rebanho espalhado por todo o Japão.


(Folha Gospel)

Nenhum comentário: