"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Decisão final sobre Bispo belga acusado de abusos corresponde ao Papa

Dom Roger Vangheluwe

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, o Pe. Federico Lombardi, assinalou hoje que a decisão final sobre o caso do Bispo belga de 74 anos de idade, acusado de abusos sexuais, corresponde ao Papa Bento XVI.

O porta-voz Vaticano se referiu ao Ex-bispo de Bruges, Dom Roger Vangheluwe, a quem a Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) ordenou que saia da Bélgica para seguir um tratamento espiritual e psicológico, durante o qual "evidentemente não está permitido nenhum exercício público do ministério sacerdotal e episcopal".

O Pe. Lombardi disse ademais em declarações à imprensa que "o tratamento psicológico foi disposto pela Congregação para obter os últimos elementos de diagnóstico úteis para seguir e concluir o processo para chegar a uma decisão definitiva, que segue sendo competência da mesma Congregação e que deve ser passada pelo Santo Padre".

"Tal decisão naturalmente terá em conta os distintos aspectos do tema, começando pelo sofrimento das vítimas e das exigências da justiça".

Finalmente o sacerdote jesuíta assinalou que o processo aberto contra o Bispo "está ainda em andamento e a decisão tomada pela Congregação é provisória e não definitiva".

Dom Vangheluwe renunciou no ano passado logo depois de ter admitido que abusou sexualmente e em repetidas ocasiões do seu sobrinho durante um período de 13 anos. Os abusos começaram quando o menor tinha 5 anos de idade.

Na semana passada as autoridades belgas assinalaram que o Bispo não pode ser julgado porque os fatos ocorreram muitos anos atrás.

Ao momento de sua renúncia, Dom Vangheluwe admitiu em conferencia de imprensa que "quando ainda não era Bispo, e algum tempo depois, abusei de uma criança. Isto marcou a vítima para sempre. As feridas não sanaram nem em mim nem na vítima".

"Eu lamento muitíssimo", acrescentou. 

Ante a gravidade dos fatos, o Papa Bento XVI aceitou a renúncia do Prelado e nomeou Dom Jozef De Kesel como novo Bispo de Bruges em 25 de junho de 2010.

Nenhum comentário: