"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Santos Tomás de Aquino, Catarina de Siena e Joana D'arc são os temas do quinto dia de Exercícios Espirituais

São Tomás de Aquino.jpg
Santo Tomas de Aquino

Santa Catarina de Sena.jpg
Santa Catarina de Siena

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 17-03-2011,Gaudium Press) Este quinto dia de Exercícios Espirituais de Quaresma, para o Papa e seus colaboradores da Cúria, foi dedicado a importantes santos da Igreja, responsáveis por contribuições profundas à teologia.
O pregador espiritual escolhido pelo Papa, o padre carmelita descalço François-Marie Lethél, abordou na primeira meditação desta quinta jornada São Tomás de Aquino, "doutor da "scientia fidei"como teologia "Lucis"".
Em seguida, dedicou a reflexão a outro Doutor da Igreja, Santa Catarina de Siena, "Doutora do Corpo e do Sangue de Cristo", comprometida com a Reforma daquela que amava definir a "Doce Esposa", a Igreja.
São Tomás de Aquino
Santa Joana D'Arc
Por fim, a terceira meditação referiu-se a Santa Joana D'Arc, e foi intitulada "A paixão de Santa Joana D'Arc na Igreja "Sancta simul et semper purificando (Lumen gentium, n.8)".
Os Exercícios Espirituais pela Quaresma começaram no último domingo, dia 13, e terminam no próximo, dia 20.

(Gaudium Press)

Nenhum comentário: