"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

terça-feira, 8 de março de 2011

Quarta-feira de cinzas

Amanhã inicia-se a Quaresma. Quarta-feira de cinzas.
Em outro momento estava explicando a um grupo de que não é a quarta-feira de cinzas que é depois do carnaval, mas é o carnaval que é antes da quarta-feira de cinzas! Parece a mesma coisa, não é? Mas não. A data inicialmente fixada no calendário é a Páscoa - que é uma data móvel. Calcula-se a Páscoa verificando-se o domingo que se segue à primeira lua cheia depois do equinócio da primavera do Hemisfério Norte! Ufa! Esta data pode ocorrer entre o dia 22 de março até o dia 25 de abril. É a partir da data da Páscoa (ressurreição de Cristo, para os que esqueceram!) que calculamos a quarta-feira de cinzas (46 dias antes) e por conseguinte o carnaval (49 dias antes).
O carnaval tem origens na Antiguidade pré-cristã e aos poucos foi sendo incorporado e inculturado na realidade do cristianismo. Foi a própria Igreja quem estabeleceu a data do carnaval em 1091 ao estabelecer a data do início da Quaresma. Como curiosidade, o "carnaval" era um momento derradeiro para o consumo desenfreado de carne antes de iniciar o período de abstinência que a Quaresma propõe.
E a quarta-feira de cinzas?
Como dia de início do tempo quaresmal, os católicos do mundo inteiro são convidados a um tempo de penitência e conversão. Este tempo é também de preparação para a grande solenidade da Páscoa. Nas missas realizadas na quarta-feira de cinzas, aqueles que dela participam recebem um punhado de cinzas colocadas sobre suas cabeças ou impostas em forma de cruz em suas testas. Este símbolo tem origem em antiga tradição do Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça em sinal de arrependimento diante de Deus.
Ao colocar as cinzas sobre os fiéis o sacerdote diz: "Converte-te e crede no Evangelho" (ou outras palavras semelhantes) orientando-os na vivência dos valores do Evangelho durante o período quaresmal.
Outra fórmula utilizada durante este rito é "lembra-te que do pó viestes e ao pó retornarás" (ou outra semelhante), significando a transitoriedade de nossa vida e a necessidade de nos voltarmos para aquilo que permanece, mesmo após a nossa breve vida.
Ah, ainda outra curiosidade. As cinzas que são utilizadas neste rito são de ramos abençoados no domingo de ramos do ano anterior e que são queimados para este fim!

Um bom início de quaresma a todos!

(Robert Rautmann)

Nenhum comentário: