"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Padres e diáconos da arquidiocese de Mariana discutem o exercício do ministério presbiteral

arquidiocese_mariana_encontro_presbiteros_diaconosAté esta quinta-feira, 17, a arquidiocese de Mariana (MG) reúne, em Ouro Preto, 170 padres e diáconos no 21º Encontro dos Presbíteros da Arquidiocese. O tema discutido este ano é “O Exercício do Ministério Presbiteral à Luz do Programa Arquidiocesano de Evangelização”.
Nesta quarta-feira, 16, os participantes se dedicaram ao estudo e reflexão dos temas emergentes que desafiam a ação pastoral e evangelizadora dos presbíteros e da Igreja. O professor doutor frei Antônio Moser [diretor presidente da Editora Vozes] foi o responsável pela assessoria das discussões cujo tema foi “Valores emergentes ou desconstrução da sociedade”.
As atividades do Encontro seguiram ao longo desta tarde de quarta-feira, com trabalhos em grupo, plenárias e, à noite, todos são convidados para um momento de confraternização. A programação desta 21ª edição do Encontro dos Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese de Mariana se estende até a manhã desta quinta-feira,17.
Aberto na segunda-feira, 14, o Encontro Arquidiocesano conta com a participação do arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, que dirigiu palavras de boas vindas aos participantes do evento confirmando que o encontro trata-se de um “momento bonito e muito importante para a Igreja Particular de Mariana”.
O arcebispo ainda ressaltou a presença daqueles que participam pela primeira vez do Encontro, seja como novo sacerdote ou diácono, sobretudo, aos sete seminaristas que serão ordenados no próximo dia 26, e fez votos de que o evento seja proveitoso. “Que Deus nos ajude para que nosso trabalho seja rendoso para nós e pra nossa Igreja”, finalizou.
Projeto Arquidiocesano de Evangelização
É tema de discussão no Encontro, o Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE) que, segundo dom Geraldo, é de responsabilidade de cada um dos presbíteros que pertence à Igreja de Mariana. “O PAE não é meu, não é seu, é nosso”, reafirmou o arcebispo apontando para importância de cada um assumir este Projeto como uma ação concreta de evangelização na Igreja de Mariana.
(CNBB)

Nenhum comentário: