"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quarta-feira, 9 de março de 2011

Missa de Cinzas abre Quaresma e Campanha da Fraternidade


Quarta-feira de cinzas 2010
Paraná Online

As tradicionais Missas de Cinzas realizadas nesta quarta-feira (9) dão início à Quaresma, período anterior à Páscoa, em que a Igreja Católica recomenda jejum e penitência aos fiéis. Para a primeira missa de hoje celebrada meio-dia pelo Arcebispo Dom Moacyr Vitti, a Catedral Metropolitana de Curitiba ficou lotada de fiéis.
O arcebispo explicou que a Quaresma deve ser destinada à reflexão e preparação para a Páscoa, data mais importante para a Igreja. Neste período são aconselhados aos fiéis a oração, o jejum e a prática da caridade.
A quarta-feira de Cinzas marca também o lançamento da campanha da fraternidade, que este ano tem como tema "Fraternidade e Vida do Planeta" e pretende alertar sobre a responsabilidade dos católicos em relação às questões ambientais."Essa campanha tem o objetivo de conscientizar o povo sobre a necessidade de proteger o planeta e meditar sobre as ações que estão causando aquecimento global e mudanças climáticas que trazem problemas como enchentes e outros desastres e causando a morte de tantos irmãos", explicou Dom Moacyr.
O padre Everson Damian Lunardi, da paróquia Santa Quitéria conta que a Quaresma tem origem bíblica, onde estão relatadas passagens como os quarenta dias do dilúvio, os quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha e os quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública. Segundo o padre, o próprio número 40 significaria a vida, a totalidade e abrangência.
"A quaresma é um convite à mudança de vida. Ela é fundada em cima de quatro pilares, a oração, o jejum, a penitência e a caridade", diz. "A gente foca muito o jejum e se você se priva de alguma coisa, aquilo que você tirou de proveito disso deve ser revertido para outro. Se você deixou de fumar por um mês, por exemplo, o dinheiro economizado deve ser revertido para a caridade", orientou.
Fé e penitência
Sirlei Wozniak Faustino conta que ela e a família seguem a tradição e optam por realizar o jejum da Quarta-feira de Cinzas e da Sexta-feira Santa de forma mais rigorosa, ingerindo apenas pão e água e deixando de consumir carne vermelha em todas as sextas-feiras dos próximos 40 dias. Além disto, Sirlei diz que irá abrir mão do refrigerante - bebida que consome todos os dias - durante a Quaresma."Esse é um compromisso pessoal, a Igreja orienta que se faça jejum e penitência, mas cada pessoa deve fazer o seu compromisso com Deus.
Essa é uma forma de a gente se policiar e refletir um pouco mais sobre o sentido desse sacrifício, que é tão pequeno perto do sacrifício que Cristo fez por nós", explicou.Já Ângela Sales, que compareceu à Missa de Cinzas, diz que comparece à igreja com mais frequência neste período, mas não costuma mudar a alimentação. Para ela é importante cuidar mais do aspecto espiritual.
Simone Cristiane Silva Barbosa levou o filho Guilherme de sete anos para assistir a celebração. Ela conta que tenta convencer a família a deixar de consumir carne nas quarta-feiras e que prefere deixar as festas de lado para cuidar mais do lado espiritual nesse período. "A tradição vai se perdendo, mas eu estou tentando passar para a próxima geração. As coisas que eu aprendi com a minha avó, eu tento ensinar para ele", diz.
(O Estado do Paraná)

Nenhum comentário: