Lisboa, 09 Mar (Ecclesia) – O Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV) propõe aos estudantes iniciarem o tempo de Quaresma com a «Operação Sanduíche», juntando as dimensões do jejum, da esmola e da oração.
“Terça-feira de Carnaval, eles recebem um kit com uma sanduíche, uma maçã, água, e com um manual de instruções e a ideia é que vivam o dia de Quarta-feira de cinzas só com isso” explicou o padre Miguel Almeida, director do CUPAV, em declarações à ECCLESIA.
Lendo o manual, cada jovem poderá perceber um pouco melhor o sentido do jejum, da esmola e da oração, aprofundando assim «três grandes dimensões tradicionais do cristianismo».
Ainda nesta actividade, a ideia é que o dinheiro que cada jovem poupe, em alimentação naquele dia, seja reunido para, no fim da eucaristia, ser entregue para uma instituição de solidariedade social.
“Num mundo em que têm tudo ao sabor de um click, pelo menos artificialmente, façam a experiência de sentir um bocadinho de fome” desafia o responsável jesuíta, para quem esta experiência pode dar aos jovens “mais sensibilidade pelos outros que sofrem”, fazê-los «saírem de si» e ajudá-los na «conversão pessoal a Deus».
Com uma equipa de 15 animadores, o CUPAV procura ajudar os estudantes a viverem a sua fé, respondendo a «uma grande busca» que vai sentindo à sua volta.
“Parece-me que a Quaresma, bem aproveitada, pode ajudar muito as pessoas a fazerem esse caminho de interioridade e encontro consigo e com Deus, na Igreja” sublinhou Miguel Almeida.
Durante as semanas que compõem o período quaresmal, a instituição jesuíta coloca à disposição dos jovens e da comunidade em geral um Plano Espiritual para a Quaresma (PEQ).
Este PEQ é composto por um conjunto de textos bíblicos, elaborados a partir da liturgia própria desta altura, completados depois com algumas pistas de oração.
“A ideia é PEQ, mas PEQ bem” concluiu o director do CUPAV.
A Quaresma, que este ano se inicia a 9 de Março, com a celebração das cinzas, é um período de preparação para a Páscoa, maior festa do calendário dos cristãos, com a duração de 40 dias, marcados por apelos ao jejum, partilha e penitência.
(Agência Ecclesia)
Uma excelente ideia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário