"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Líderes religiosos preocupados com a xenofobia na Europa

Paris, 10 mar (RV) – Líderes muçulmanos e judeus de toda a Europa reuniram-se em Paris, França, no último dia 7 de março, para discutir a nova onda de xenofobismo, encorajada por alguns partidos políticos abertamente declarados racistas. Em comunicado, os religiosos declararam-se preocupados com a segurança das minorias étnicas e religiosas presentes em todo o Continente.

Os participantes do evento são membros do Comitê de Coordenação dos Líderes Muçulmanos e Judaicos, do “World Council for Muslim Inter-Faith Relations” e do “World Jewish Congress”. O encontro veio na esteira das reuniões precedentes, realizadas em Bruxelas (Bélgica) e em Sevilha (Espanha), também sobre o tema. 

A maior preocupação são os partidos políticos extremistas que estão emergindo com força em muitos países europeus, os quais fazem parte de coalizões de governos, tendo, inclusive, poder para tomar decisões políticas importantes. 

O Comitê reunido anunciou que serão organizados protestos para o dia 9 de maio, celebrado como o Dia da Europa. E essa data é bastante significativa, pois em 9 de Maio de 1950 nasceu a Comunidade Européia, ainda inserida num contexto de pós-guerra, em que as nações queriam evitar futuros confrontos. (ED)


(Rádio Vaticano)

Nenhum comentário: