"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Roma programa grandes eventos para a beatificação de João Paulo II


CIDADE DO VATICANO, 12 Abr 2011 (AFP) -Com duas exposições e um grande concerto, além de um dispositivo excepcional para receber turistas e peregrinos, Roma se prepara para a beatificação de João Paulo II.
Durante uma coletiva de imprensa conjunta com o cardeal Agostino Vallini, vigário de Roma, o prefeito de Roma, Gianni Alemanno, afirmou que o custo do evento será de 3,5 milhões de euros (5 milhões de dólares) para cobrir três dias, de 30 de abril a 2 de maio.
A cerimônia de beatificação, que será realizada na praça de São Pedro no Vaticano na manhã do dia 1º de maio, coincide com o Dia do Trabalho, durante o qual as centrais sindicais organizam tradicionalmente um show na Praça de São João de Latrão.
Alemanno elogiou a decisão da Obra Romana Peregrinação (ORP), entidade do Vaticano, de conceder 400.000 euros para o evento.
O prefeito da Cidade Eterna, líder da direita pós-fascista, não quis dar estimativas sobre o número de pessoas que chegarão a Roma para essa data.
Uma exposição, com o título "Karol, o Papa dos Povos", com fotografias enormes sobre a vida do pontífice polonês, Karol Wojtyla, será instalada na Praça da República.
A mesma mostra será realizada simultaneamente em Cracóvia, Polônia, onde João Paulo II estudou e se escondeu durante a Segunda Guerra Mundial.
Outra exposição, com o título "No altar de Deus", foi programada nos museus do Capitólio de Roma e paralelamente em Varsóvia, a capital polinesa.
Em 2 de maio, na praça romana do Capitólio, Roma vai prestar homenagem de novo ao beato com um grande concerto no qual serão apresentados vários testemunhos, entre eles o do cardeal polonês Stanislaw Dziwisz, ex-secretário pessoal por mais de 40 anos de Wojtyla.
Uma estátua de quatro metros de altura, do escultor Olivero Rinaldi, e doada à cidade por uma fundação privada, e instalada em meados de maio frente à estação central de trens de Roma.
No total, 3.000 policiais, 1.200 funcionários e 2.500 voluntários participação da operação de homenagem.
Para quem não puder assistir à cerimônia na Praça de São Pedro, serão instalados telões nas igrejas e praças ao longo do rio Tibre.
Na véspera, a Congregação Vaticana para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos anunciou que João Paulo II poderá ser festejado todos os dias 22 de outubro, mas apenas na Itália e na Polônia.
As autoridades religiosas não concederam o "culto universal", ou seja, a adoração em todas as igrejas do mundo, como ocorre com os santos, apesar da solicitação feita pelo Vicariato, no início do processo de beatificação.
A decisão de festejá-lo como beato é excepcional e responde ao pedido de diversos setores, explicou o Vaticano.
Para a Igreja Católica, um beato é uma pessoa falecida que, mediante o processo de beatificação, pode ser venerada em público em uma região determinada, geralmente no local que pediu sua beatificação.
Ser proclamado beato é o terceiro passo no caminho da canonização. O primeiro é Servo de Deus, o segundo venerável, o terceiro beato e o quarto santo. Para ser santo é necessário comprovar que interveio em dois milagres.
(Globo)

Nenhum comentário: