"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) lança edital 2011



Nesta Quarta-Feira de Cinzas, 9, durante o lançamento da CF-2011 em entrevista coletiva na Arquidiocese de Curitiba, oFundo Diocesano de Solidariedade lançou seu edital 2011.

O edital fornece todas as informações básicas e específicas dos trabalhos diocesano e nacional realizados pelo Fundo. O edital está disponível em nossa página na internet, na aba Diversos.  

O Fundo Diocesano de Solidariedade constitui num financiador de projetos sociais em detrimento dos temas anuais propostos em cada Campanha da Fraternidade. É composto dos recursos recolhidos durante a Coleta da Solidariedade, no Domingo de Ramos.

Breve histórico

Na Arquidiocese de Curitiba definiu-se a criação de um Conselho Gestor do FDS em 21 de fevereiro de 2008, com portaria de nomeação de 14 de abril de 2008, outorgada por Dom Moacyr José Vitti.

Este fundo é constituído dos recursos arrecadados na Coleta da Solidariedade, por doações voluntárias eventuais, por recursos que poderão ser conseguidos através de projetos especiais (nacional ou internacional) ou ainda pela devolução de parte de recursos repassado quando forem projetos produtivos. Os recursos permanecem numa Conta Corrente em nome da Arquidiocese e serão utilizados no financiamento de projetos sociais.
O Conselho se reuniu em junho de 2008 com o propósito de nivelar conhecimentos, definir critérios e prioridades para seleção dos projetos que serão contemplados pelo Fundo. Ao final deste encontro, concluiu-se a importância da realização de Gestos Concretos.
Mais do que um Fundo financiador de projetos, o Fundo Diocesano de Solidariedade está concretizando ações que promovem a vida, levando o rosto da Igreja aos que mais necessitam.

“A criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus” (Rm 8,19)
O Fundo Diocesano de Solidariedade surgiu em 1998, quando a CNBB decidiu unir a Campanha da Fraternidade com a Campanha Permanente de Solidariedade e realizar a Coleta da Solidariedade, no Domingo de Ramos.

(Arquidiocese de Curitiba)

Nenhum comentário: