"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Cheiro do medo paira no ar pesado no Japão

"A situação é, compreensivelmente, muito caótica," disse Ban Kenjiro, diretor da Visão Mundial do Japão.

Os sobreviventes do tsunami no Japão estão vivendo um dia após o outro com medo depois de enfrentar três explosões nas usinas nucleares, escassez de alimentos, água potável e abrigo apesar das baixas temperaturas.

Em geral, os sobreviventes do terremoto e do tsunami do Japão parecem calmos, mas o "cheiro do medo paira no ar pesado," segundo a equipe de ajuda humanitária a desastres da Operation Blessing no local. A Operação Blessing diz que é a primeira organização não governamental americana a chegar ao Japão e em parceria com a CRASH (Christian Relief Assistence Support & Hope) (Assistência Apoio e Esperança Cristã), um consórcio de Igrejas dos missionários, sobretudo americanos, que vivem no Japão.

Começando terça-feira, os trabalhadores humanitários com a CRASH vão distribuir água potável, uma das necessidades mais fundamentais agora.

As equipes de avaliação da Visão Mundial no Japão informou segunda-feira que os trabalhadores estavam recolhendo água, cobertores e fraldas para atender inicialmente 6.000 pessoas na cidade de Tome, cerca de 190 quilômetros de Sendai - a cidade mais atingida.

"A situação é, compreensivelmente, muito caótica," disse Ban Kenjiro, diretor da Visão Mundial do Japão para assuntos humanitários e de emergência. "Tenho servido em programas de resposta a desastres no Quênia, Sudão, Índia, Paquistão, Mianmar e Haiti e as necessidades que estou vendo no meu país são tão ruins como qualquer coisa que eu já vi no mundo."

Enquanto isso, a Samaritan's Purse, cujo presidente é Franklin Graham, está organizando um jato de carga 747 para transporte de materiais de emergência, incluindo kits de higiene, cobertores, plásticos e sistemas de filtração de água para os parceiros locais da Igreja japonesa distribuir.

E a Igreja Luterana - Sínodo de Missouri (LCMS) está disponibilizando uma verba inicial de 200.000 dólares para dois órgãos da Igreja Luterana no Japão, para serem utilizados para o ajuda de desastres.

A Agência de Polícia Nacional do Japão anunciou na terça-feira que o número oficial de mortos pelo tsunami subiu para 2.414. Outros 3.118 estão desaparecidos e 1.885 estão feridos. O número não inclui milhares de mortes esperadas na prefeitura de Miyagi (estado). No domingo, o chefe de polícia de Miyagi disse que o número de mortes provavelmente seja mais de 10.000 somente na província.

O terremoto de 8,9 graus de magnitude na sexta-feira é relatado como o quinto terremoto mais forte a atingir o mundo desde 1900 e pior na história japonesa.

Atualmente, as autoridades japonesas estão preocupadas com níveis perigosos de radiação da usina nuclear Fukushima Daiichi danificada. Na terça-feira, o chefe de gabinete Yukio Edano disse aos repórteres pela primeira vez que os níveis de radiação na usina atingiram "níveis que podem impactar a saúde humana."

Mas mais tarde na terça-feira, ele disse que "o nível desceu para o nível que não causa nenhum dano à saúde humana."

Os trabalhadores foram retirados da unidade e há uma zona de exclusão aérea imposta ao longo de um raio de 18 milhas da usina por causa da radiação detectada depois de uma terceira explosão na manhã de terça-feira.

Houve três explosões na usina nuclear nos últimos quatro dias e um reator separado estava pegando fogo na terça-feira, que posteriormente foi apagado.

As autoridades japonesas estão mantendo um olhar atento sobre a emissão da leitura na usina, especialmente no reator n º 4, que pegou fogo.

(Folha Gospel - Christian Post)

Nenhum comentário: