Cidade do Vaticano (Terça-feira, 22-03-2011,Gaudium Press) O Papa recebeu na manhã desta terça-feira o primeiro grupo de prelados indianos em visita "Ad Limina Apostolorum", a visita obrigatória que episcopados de todo o mundo devem fazer a Roma e ao sucessor de Pedro a cada cinco anos.
A "Ad Limina" é uma oportunidade também para que o Santo Padre tenha conhecimento da realidade episcopal nos países e discuta com os bispos locais objetivos, desafios e caminhos pastorais. No caso da Conferência Episcopal da Índia, que representa mais de 18 milhões de católicos - os cristãos no país são 25 milhões - , a violência às minorias religiosas é definitivamente a principal questão.
Em uma entrevista ainda da Índia, o arcebispo de Bombaim, Cardeal Oswald Gracias, presidente do episcopado, disse que, apesar da disponibilidade para o diálogo interreligioso, os frequentes ataques às minorias católicas objeto de discriminação são algo a ser superado, citando especificamente o massacre de Orissa, em 2008.
A Igreja local está também dedicada à educação, envolvendo-se em diversos programas voltados para os jovens, além da assistência aos mais pobres, especialmente aos chamados "dalits" - pertencentes à mais baixa casta no antigo sistema social de castas da Índia.
(Gaudium Press)
Nenhum comentário:
Postar um comentário