"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Bebê moribundo protagoniza lição sobre o valor da vida


O Padre Frank Pavone da organização Sacerdotes pela Vida explicou que a luta por proteger o pequeno Joseph Maraachli, o bebê com uma enfermidade neurodegenerativa que foi resgatado de um hospital canadense onde estava condenado a morrer por uma ordem judicial, é uma lição para a cultura atual.

O sacerdote e líder pró-vida ajudou os pais de Joseph a transladar seu filho a um hospital católico de St. Louis, Missouri. Em declarações à ACI Prensa em 14 de março, o Padre Pavone afirmou que o novo giro no caso é uma "vitória para a família".

Os pais de Joseph pediram ajuda aos Sacerdotes pela Vida logo que os médicos do London Health Sciences Centre de Ontario se negaram a transferir a criança a outro centro porque uma corte local decidiu que os médicos podiam retirar os tubos de respiração e alimentação que auxiliam o bebê, causando-lhe uma morte por asfixia.

Os médicos não aceitaram o pedido dos pais de submeter o menino a uma traqueotomia para que seu filho pudesse passar seus últimos dias em casa, tal como ocorreu com a filha maior dos Maraachli que faleceu pela mesma enfermidade.

"Junto à família sentíamos que se estava fazendo um juízo de valor sobre sua vida", indicou o Padre Pavone. "Uma coisa quer dizer que um tratamento seja inútil. Outra coisa é dizer que uma vida não vale nada", explicou.

A Organização Sacerdotes pela Vida arrecadou os 150 mil dólares necessários para transferir Joseph ao Hospital Infantil Cardeal Glennon de St. Louis e pagar os exames médicos posteriores.

Robert Wilmott, chefe de pediatria no centro, disse em um comunicado na segunda-feira que é provável que pratiquem em Joseph uma traqueotomia este fim de semana. 

O Padre Pavone esclareceu que o bebe não se encontra em estado vegetativo como sustenta certa imprensa, porque "se move e reage. É (um bebê) encantador". 

Para o sacerdote, os pais de Joseph, Moe e Sana Maraachli, ele muçulmano e ela católica, são "pessoas de grande fé" que "acreditam em um Deus que não só responde às orações, mas também é o Senhor da vida e da morte."

"São gente muito humilde e agradecida," e estão "muito felizes ao saber que outras pessoas os estão ajudando", explicou.

O Padre Pavone acrescentou que "casos como este ocorrem o tempo todo, mas só alguns que são feitos públicos são suficientes para proporcionar uma plataforma, se quiserem, para a reflexão de toda a Igreja e a sociedade em geral". 

"E isso é o que estivemos fazendo com este caso. Mostrar às pessoas que não se trata só deste bebê, mas realmente de todos nós", assinalou e considerou a luta desta família nos "oferece uma oportunidade para falar e refletir sobre estas questões tão importantes que afetam a todos", e "sobre como tomar decisões médicas para nós e para nossos seres queridos".

Não é um meio extraordinário

Ante os questionamentos dos críticos do pedido dos pais de submeterem o bebê a uma traqueotomia, o Padre Pavone explicou ao grupo ACI que os Maraachli "estão muito familiarizados" com os benefícios do procedimento pela experiência que viveram com sua filha Zina, e essa é "uma das razões pelas que estive lutando muito" por obter o procedimento.

Também esclareceu que o tratamento do Joseph não deve ser considerado como um meio "extraordinário" no qual se refere ao ensino da Igreja sobre o final da vida.

"Neste caso, a traqueotomia estenderia a vida do bebê" embora não cure sua enfermidade "e os pais não estão esperando que o faça", só pedem "meios ordinários que beneficiem o paciente".


(ACI Digital)

Nenhum comentário: