"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

segunda-feira, 7 de março de 2011

07/03 - Santos e Bem-aventurados

S. Pedro Sukeyiro, terceiro franciscano, mártir
Pedro Sukeyiro havia se tornado cristão e franciscano secular em Meaco, com os missionários franciscanos, aos quais tinha prestado toda a colaboração na qualidade de catequista para a instrução e formação dos neófitos, na assistência aos enfermos nos hospitais da missão e na educação dos meninos das diversas escolas.
Quando em 1596 desencadeou-se a perseguição de Hideyoshi que, como furacão, se abateu sobre homens e instituições, tudo destruindo, os missionários e os terciários japoneses de Meaco e Osaka foram aprisionados e levados a Nagasaki a fim de serem crucificados.
Durante a viagem Pedro Sukeyiro e Francisco Fahelante, dois cristãos originários de Meaco, a quem os missionários tinham como colaboradores inscritos na Ordem Terceira de São Francisco, quiseram acompanhar os prisioneiros para servi-los e apoiá-los, ajudando-os nas dificuldades do caminho.
Ocupados com esse serviço voluntário, fizeram-no tão perfeitamente, que impressionaram um dos guardas, que exclamou: "Os cristãos são realmente valentes, unidos entre si com laços de verdadeira caridade e fraternidade".
Em vista de sua persistência neste serviço, também a eles foi decretada a ordem de captura.
E dessa maneira foram associados aos outros prisioneiros e martirizados com eles.
Na manhã de 5 de fevereiro de 1597 os santos mártires chegaram a Nagasaki.
Escolheu-se como lugar de suplício uma parte plana de uma colina próxima do mar, que se parece muito com o Calvário, tanto na forma como nas sendas tortuosas por onde se chega a ela e de onde se pode ver a cidade.
O governador tinha feito levantar 26 cruzes: as seis do meio para os franciscanos e as outras para os japoneses. Daquele dia em diante o local passou a ser chamado "Monte dos Mártires" ou "Colina Santa", pelo sangue de cristãos derramado por quase meio século.
Nas primeiras horas da noite Fazamburo tinha publicado um edito no qual anunciava a execução dos mártires e se proibia a todos, sob pena de morte sair da cidade para acompanhar os condenados.
Nas portas da cidade foram colocados soldados com a ordem de não deixar passar ninguém. Precauções inúteis!
Quando se soube que os condenados estavam chegando, todos, cristãos e pagãos, precipitaram-se até as portas da cidade e como torrente envolveram os guardas, precipitando-se para os mártires, a fim de acompanhá-los ao local do suplício.
Pedro Sukeyiro e os demais companheiros, na manhã de 5 de fevereiro de 1597, como invictos heróis, cantando, sofreram o martírio da crucifixão.

Santa Perpétua e Santa Felicidade
Neste dia a Igreja entra em comunhão com os Santos do Céu rezando: "Ó Deus , pelo vosso amor, as mártires Perpétua e Felicidade resistiram aos perseguidores e superaram as torturas do martírio..." Este é o testemunho das Santas que só comemoramos por que em 202 imperador Severo publicou um decreto que atingia os cristão, como os catecúmenos( pessoas a caminho do Cristianismo).
Dentre tantos presos, estavam Perpétua com filho no colo e Felicidade grávida, juntas foram levadas no meio de outros que se preparavam para o Batismo à Cartago, para aí serem julgadas. Sobre a prisão escreveu Perpétua: "Fiquei horrorizada, nunca tinha experimentado tal sensação de escuridão".
Felicidade grávida alcançou a graça que pedia, já que seu filho nasceu antes do martírio, e ao gemer com as dores do parto, respondeu ao guarda que a perturbava: "O que sofro agora é fruto da natureza, mas quando for atacada pelas feras, não estarei sofrendo sozinha, Cristo sofrerá por mim!".
Batizadas na prisão com os outros, incompreendidas pelos parentes, Santas Perpétua e Felicidade, condenadas pela firmeza da fé, foram lançadas na arena, onde uma vaca judiou delas, até serem em 203 degoladas.


Santo Ardone de Aniane (França), sacerdote, séc. VII

Santos Basílio, Eugênio, Agatodoro, Elpídio, Etereu, Capiton e Efrém, bispos e mártires em Chipre, + 07 de março de 311

Santo Eubúlio, mártir em Cesareia da Palestina, séc. IV

São Gaudioso de Bréscia (norte da Itália), bispo, séc. V

São João Batista Nam Chong-sam, mártir, Ch'ungju, Coreia do Sui, 1817 – Soul, Coreia do Sul, 07 de março de 1866

São Paulo de Plousias, bispo de Prusa, Bitínia (atual Turquia), séc. VIII

São Paulo o Simples, monge no Egito, séc. IV

Santos Saturo, Saturinino, Revocato e Secundino, mártires de Cartago (atual Tunísia), séc. IV

Santos Simeon Berneux, Justo Ranfer de Bretenières, Ludovic Beaulieu e Pierre-Henri Dorie, missionários franceses, mártires, + Sai-Nam-Tho, Coreia do Sui, 07 de março de 1866

Santa Teresa Margarida (Redi) do Coração de Jesus, Arezzo (centro da Itália), 01 de setembro de 1747 – 07 de março de 1770


Bem-aventurado Henrique da Áustriam mercedário, + Túnis (Tunísia), séc. XIV

Bem-aventurados John Larke, John Ireland e German Gardiner, + Tyburn, Londres, Inglaterra, 07 de março de 1544

Bem-aventurado José Olallo Valdés, religioso da Ordem de São João de Deus, Havana, Cuba, 12 de fevereiro de 1820 – Camagueym, Cuba, 07 de março de 1889

Bem-aventurado Leonid Fedorov, sacerdote e mártir, São Petersburgo, Rússia, 04 de novembro de 1879 – Kirov, Rússia, 07 de março de 1935

(Verbonet)

Nenhum comentário: