"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PUC de Maringá promove Curso de Especialização em Teologia Bíblica


Maringá (Quinta-feira, 03-02-2011, Gaudium Press) A unidade da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) com sede na cidade de Maringá está com as inscrições abertas para o Curso de Especialização em Teologia Bíblica. Os interessados poderão se inscrever até o dia 20 de fevereiro. As aulas iniciarão no dia de 15 de abril de 2011 e terminarão em maio de 2012, e destinam-se a pessoas que possuam curso superior como por exemplo sacerdotes, teólogos, pastores, religiosos, diáconos permanentes ou candidatos ao diaconato, catequistas, líderes de comunidades, professores de ensino religioso, entre outros.
De acordo com o coordenador do curso, Luiz Alexandre Solano Rossi, através do mesmo os participantes terão uma oportunidade especial de obter um conhecimento histórico e teológico da Bíblia, e desse conhecimento aprofundado resultará a eficácia da missão evangelizadora nas comunidades. A perspectiva do curso, segundo Rossi, é cristã e, portanto, oferecerá diferentes hermenêuticas e enfoques teológicos do texto bíblico, voltados para os desafios da sociedade atual.
Dentre as diversas disciplinas que o curso apresenta destacam-se as seguintes: "A carta aos Hebreus e o Sacerdócio de Jesus"; "Atos dos Apóstolos"; "Bíblia e ecologia"; "Bíblia e a mulher"; "Cartas Paulinas"; "Contexto Político e Social do Novo Testamento - Estudo dos Evangelhos Sinóticos"; "Epistemologia"; "Ética"; "Histórica de Israel"; "Lectio Divina"; "Literatura Sapiencial"; "Metodologia Científica"; "Metodologia de Leitura da Bíblia e Hermenêuticas Bíblicas"; "O Evangelho de João"; "Profetismo"; "Temas do Pentateuco"; e outras.
Para Rossi, o curso tem uma importância vital, pois é preciso reconhecer a centralidade da Bíblia para a Igreja e para o povo de Deus. Segundo ele, é indispensável que as pessoas conheçam mais e mais a Palavra de Deus, que sejam educadas na leitura e na meditação da Palavra. "A especialização em Teologia Bíblica, portanto, é mais um esforço nessa direção, ao desejar capacitar homens e mulheres de Deus, para que executem com muito mais eficiência e qualidade a sua missão e vocação como discípulo e missionário de Cristo. Quanto mais e melhor os líderes leigos e padres estiverem capacitados, muito mais poderão multiplicar o conhecimento adquirido", ressalta.
Por fim, o coordenador lembra que todos os católicos são chamados, convocados e desafiados pelo Documento de Aparecida a viver como uma Igreja discípula e missionária. "Dessa forma, a especialização em Teologia Bíblica é uma ferramenta que possibilitará à Igreja seguir com muito mais intensidade nesse caminho", conclui.

(Gaudium Press)

Nenhum comentário: