"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Papa recebe o presidente russo Dmitri Medvedev

PApa e Medvedev2_17_02_2011.JPGCidade do Vaticano (Quinta-feira, 17-02-2011, Gaudium Press) Hoje pela manhã, em audiência privada, o Papa recebeu o presidente da Federação Russa, Dmitri Medvedev, que desde ontem se encontra na Itália em visita oficial. Bento XVI, no início da conversa, observou tratar-se de "um encontro muito importante".
O pontífice e o presidente russo destacaram, como informa o comunicado da Sala de Imprensa vaticana, as "boas relações bilaterais" e a "ampla colaboração entre a Santa Sé e a Federação Russa na promoção dos específicos valores humanos e cristãos, seja em âmbito cultural e social". Entre os temas presentes na conversa, também o papel do diálogo inter-religioso para a sociedade e as questões da situação internacional. A conversa aconteceu a portas fechadas e durou 35 minutos, com a presença de intérpretes.
O presidente Medvedev trouxe ao Vaticano três presentes para o Santo Padre: dois volumes de um livro com as cartas do ex-presidente russo Boris Ieltsin a chefes de Estado, entre as quais também as cartas enviadas ao Papa João Paulo II; o 20° volume da enciclopédia ortodoxa e um quadro com a vista de Moscou e do Kremlim.
Bento XVI mostrou-se interessado e perguntou se aquela era sua casa, ao que Medvedev respondeu que era seu lugar de trabalho. O Papa, por sua vez, presenteou o presidente russo com um mosaico do Vaticano.
Depois da troca de presentes, o pontífice disse ao presidente Medvedev que "deveria aprender russo". Se a conversa aconteceu também sobre a eventual possibilidade de uma visita do Papa a Moscou, hipóetese levantada nos últimos dias, nada foi dito no comunicado da Sala de Imprensa vaticana.
O presidente Medvedev estava acompanhado por sua esposa e uma comitiva de 10 pessoas, entre as quais o presidente do Conselho, Andrey Zhukov, e o ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov. Depois do encontro com o pontífice, o presidente Medvedev foi recebido pelo secretário de Estado vaticano, o cardeal Tarcisio Bertone, e por Dom Dominique Mamberti, secretário para as Relações com os Estados.

(ACI Digital)

Nenhum comentário: