"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Instituto de Teologia é inaugurado pela CN e Diocese de Lorena

O Instituto Teológico Bento XVI foi instituído oficialmente em uma Missa Solene celebrada na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), na manhã desta segunda-feira, 31. Na ocasião, o Bispo de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos, entregou o decreto de fundação do Instituto a Monsenhor Jonas Abib.

A ação missionária será uma das características principais do organismo, pertencente à Diocese de Lorena, mas que ficará sob os cuidados da Associação Internacional Privada de Fiéis Canção Nova.

“A teologia existe em função da missão da Igreja. Prepara as pessoas para serem evangelizadoras, para amar mais a Igreja”, salientou Dom Beni durante a aula inaugural, proferida por ele também nesta manhã.

Com o intuito de formar os futuros sacerdotes da Diocese de Lorena, bem como os padres que servirão de modo particular à Canção Nova, o Instituto responde a antigos anseios e necessidades tanto da Diocese quanto da Comunidade. “O próprio fundador da Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, já há alguns anos expressou esse desejo de qualificar os vocacionados ao sacerdócio”, destacou o coordenador do Instituto, padre Wagner Ferreira.

De acordo com padre Wagner, o Instituto é diocesano - tendo como autoridade o Bispo da Diocese de Lorena -, mas, ao mesmo tempo, é a Canção Nova que dá todo o embasamento para que a vida da instituição possa acontecer.

O Instituto recebe os nove seminaristas da Diocese, que fazem agora o 2º ano de formação teológica, transferidos da Faculdade Dehoniana, de Taubaté.

“O Instituto está destinado a acolher não só seminaristas, mas também os membros da Canção Nova. A Igreja quer que todos os evangelizadores tenham uma boa preparação teológica, pastoral e espiritual. Evidentemente, outros fiéis de nossas paróquias poderão estudar no nosso instituto”, explica Dom Beni.

Ainda segundo o Bispo de Lorena, esse será um instituto voltado para a evangelização e aberto para o diálogo com a cultura contemporânea. Os leigos interessados na formação teológica deverão passar por uma análise de aprovação por parte da Canção Nova e da diocese.

A escolha do nome da instituição de ensino é uma homenagem ao Papa Bento XVI, autor de mais de 600 grandes artigos e de mais de 100 livros publicados, o mais recente Jesus de Nazaré. “Queremos, assim, prestar essa homenagem ao Papa Bento XVI, que é um dos maiores teólogos da Igreja. Basta tomar consciência da profundidade e originalidade do seu pensamento teológico”, salientou Dom Beni.

(Canção Nova)

Parabéns à Canção Nova e parabéns à diocese de Lorena e seu bispo Dom Beni. É uma grande ousadia iniciar um Instituto de Teologia!

Nenhum comentário: