"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Enfermeiras católicas denunciam discriminação quando rechaçam aborto


A Presidenta do Comitê Internacional de Enfermeiras Católicas e Assistentes Sociais Médicas (CICIAMS), Marylee Meehan, assinalou que muitos dos membros desta organização são discriminados, também em seu país, os Estados Unidos, quando afirmam ser pró-vida e contra o aborto.

Em entrevista concedida ao grupo ACI em Roma por ocasião de um seminário sobre saúde, Meehan disse que "nos Estados Unidos o problema maior para as enfermeiras católicas é a potestade de exercer a objeção de consciência".

Meehan, cuja organização tem a sua sede na Irlanda e reúne membros de 26 países, explicou que muitas enfermeiras jovens e assistentes sanitários são "tímidos" na hora de falar sobre o aborto. Por outro lado, as mais experimentadas temem ser despedidas se falarem contra o aborto ou se rejeitarem participar em um.

"É um problema, quando se quer apresentar para um trabalho e não realizar abortos”, isso não é aceito em alguns hospitais dos Estados Unidos, disse.

Seguidamente indicou que a idéia de sua organização também é dar voz aos homens e mulheres para que possam compartilhar suas histórias. É necessário, porque "embora alguém faça o aborto legal, isso não o transforma em moral".

"Agora é preciso muita coragem para ser católico e viver uma vida autenticamente católica no ambiente profissional", acrescentou.

"Quando se fala de profissionais da saúde católicos, isso quer dizer que estão unidos por um entendimento comum sobre a santidade da vida. As enfermeiras e enfermeiros católicos fazem seu trabalho para Deus e somos conscientes de que o fazemos por Ele", disse Meehan ao grupo ACI.

Além do aborto e a eutanásia, o comitê trata diversos temas como a fertilização in vitro, a transmissão da AIDS, o conceito do filho como "direito" e o cuidado da saúde dos anciãos.

A CICIAMS organiza um congresso mundial cada quatro anos para seus membros. O próximo se realizará na Croácia em 2013.


(ACI Digital)

Nenhum comentário: