Nova Délhi, 1° fev (RV) - Os católicos na Índia foram às ruas para protestar contra a corrupção. A manifestação se realizou, no último dia 30, por ocasião do 63° aniversário da morte de Mahatma Gandhi.
É a primeira vez que o país se mobiliza contra a corrupção, um fenômeno endêmico que corrói a nação, impedindo um desenvolvimento justo e solidário.
A marcha foi promovida por uma rede de movimentos e associações da sociedade civil indiana, reunidas no fórum "India against corruption" do qual participaram líderes, grupos e associações cristãs e outras comunidades religiosas.
Também estava presente na manifestação o Arcebispo de Nova Délhi, Dom Vincent Michael Concessao, que condenou os numerosos episódios de corrupção na vida política e social do país. "A corrupção nasce onde o dinheiro se torna mais precioso do que a pessoa humana" – disse o prelado, acrescentando que na Índia ainda não foi possível aplicar a Constituição, que pretende construir uma sociedade igualitária, justa e sem discriminação.
Durante a marcha o líder muçulmano Muhammad Badani, equiparou a corrupção ao terrorismo, frisando ainda que esse fenômeno é uma das causas da pobreza no país. (MJ)
(Rádio Vaticano)
Nenhum comentário:
Postar um comentário