"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

23/02 - Santos e Bem-aventurados

S. Policarpo, bispo, mártir
Ele pertence ao grupo dos chamados "Padres Apostólicos", quer dizer, discípulos dos primeiros Apóstolos, e foi Bispo e Mártir. São Policarpo - nome que significa: "muito fruto" - deve ter sido discípulo de São João, o autor do 4° Evangelho.
Por sua vez, teve ele um aluno, que até o superou, tornando-se até mais célebre. É Santo Irineu, apóstolo da França. Esse mesmo Irineu lembra que Policarpo enviava cartas às comunidades vizinhas e a alguns irmãos, em particular, para os ensinar e os admoestar. Conserva-se até hoje sua belíssima Carta aos Filipenses.
Também nos foi transmitida a narração do seu martírio, com as suas últimas palavras, proferidas com muita suavidade perante o juiz que o condenava. Dizia ele: Finges ignorar quem eu sou? Escuta-o com toda clareza: eu sou cristão". Foi então queimado vivo. Era o ano de 155.
Ser cristão é uma graça, mas também, uma honra. Igualmente, um compromisso com o Evangelho.


São João Theristi, monge em Stilo (Calábria, sul da Itália), 995 - 1050

Santa Milburga, abadessa do mosteiro de Wenlock na Inglaterra

São Milão de Benevento (sul da Itália), bispo,  1070/6

Sã Primiano de Ancona (centro da Itália), bispo e mártir, séc. III

Santa Romana, venerada em Todi (centro da Itália),  324

San Sereno de Sirmio (atual Hungria), mártir, séc. IV

São Viligiso (Wiligiso), bispo de Mainz (Alemanha), 


Beata Rafaela Ibarra, leiga, fundadora  
Natural de Bilbao, Espanha, Rafaela Ibarra, nascida a 16 de janeiro de 1843, era filha de ricos industriais espanhóis. Admiradora de S. Teresa de Jesus, dedicou sua vida ao serviço dos necessitados. Fundou, com esta finalidade, o Instituto dos Santos Anjos da Guarda, para amparo de meninas carentes, de mães solteiras, de mulheres desamparadas... Embora fundadora, Rafaela jamais conseguiu professar na sua congregação, pois em 1898 faleceram seu marido e uma nora, ficando seus netos a seus cuidados. Faleceu no dia 23 de fevereiro de 1900. Foi beatificada por João Paulo II, em 1984.

Bem-aventurada Josefina Vanini, religiosa, fundadora, Roma (Itália), 07 de julho de 1859 – 23 de fevereiro de 1911

Bem-aventurado Alerino Rambaldi, bispo de Alba (noroeste da Itália), Alba, Cúneo, 1375 - 1456

Bem-aventurado Ludwig Mzyk, sacerdote e mártir, Chorzów Stary, Polônia, 22 de abril de 1905 – Poznan, Polônia, 23 de fevereiro de 1942

Bem-aventurado Nicolau Tabouillot, sacerdote e mártir, Bar-le-Duc, França, 16 de fevereiro de 1745 - Rochefort, França, 23 de fevereiro de 1795

Bem-aventurado Wincenty Stefan Frelichowski, sacerdote, mártir, Chelmza (Polônia), 22 de janeiro de 1913 – Dachau (Alemanha), 23 de fevereiro de 1945.

(Verbonet)

Nenhum comentário: