"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

05/02 - Santos e Bem-aventurados

Santo Abraão, bispo de Arbela, na mesopotâmia, martirizado no ano de 344.

Santa Adelaide de Vilich, abadessa.  Adelaide nasceu no ano 960 era filha dos célebres condes de Geldern, na Alemanha. Seus pais, muito religiosos, tiveram mais duas filhas e um filho. Uma das suas irmãs entrou para o convento de Santa Maria, em Colônia, e Adelaide foi para o de Santa Úrsula, também na mesma cidade. Ambas foram eleitas abadessas por suas respectivas comunidades religiosas. Quando o filho, único homem morreu, seus pais construíram uma igreja e um convento em Vilich, do qual Adelaide tornou-se a abadessa. Sua origem nobre e sua conversão atraíram muitas outras jovens para o convento. Ali se vivia a mesma caridade que Adelaide praticara em sua casa. Usou sua parte na fortuna da família para fazer caridade aos pobres e doentes, que recolhia no convento. Quase duas dezenas de mendigos eram ali socorridas todos os dias, nos horários das refeições. Mas não recebiam esmola, eram atendidos como convidados pessoais da abadessa. Quando a fome assolou a cidade de Vilich, seu convento salvou muita gente da morte. Após o falecimento de sua irmã, Adelaide foi transferida para o convento que ela dirigia, em Colônia, e lá morreu, na tranqüilidade da comunidade que tão bem governou, em 05 de fevereiro de 1015.

Santa Águeda, virgem, segundo a tradição martirizada em Catânia (cidade italiana da Ilha da Sicília) em 251. A partir do séc. V em diante começou seu culto, assim que o nome dela aparece no cânon I do missal romano e nos mais antigos martirológios; as atas relativas à sua vida são em grande parte lendários. De acordo com as tradições populares, um ano depois de sua morte o véu que recobria seu túmulo teria salvo a cidade de Catânia de uma erupção do vulcão Etna; isto explica porque é invocada contra os raios e o fogo. Seu culto é muito difundido na ilha italiana da Sicília. Santa Águeda é padroeira, além de Catânia, da ilha de Malta e co-padroeira da República de São Marino.

Santo Albuino, bispo de Bressanone (norte da Itália) de 997 a 1006.

Santo Avito (Alcimo Ecdicio) [natural de Vienne, no Delfinato (França), onde também faleceu, 450-518], bispo de Vienne de 490 a 518. Pertencente a uma nobre família da região de Auvergne, participou ativamente dos eventos de seu tempo. Converteu Sigismundo, rei da Borgonha, do arianismo ao catolicismo; a Clodoveu escreveu uma carta, que se tornou famosa, para felicitá-lo por sua conversão. Autor de poemas de inspiração bíblica e religiosa.

São Genuíno, bispo de Sabiona (Bolzano, norte da Itália) [† 605]. Assumiu uma posição cismática na questão dos Três Capítulos, mas, mais tarde, acatou a autoridade do Papa são Gregório Magno. Pelos sofrimentos que enfrentou com as contínuas incursões dos Longobardos, dos Bávaros e dos Eslavos, foi considerado mártir.

S. Felipe de Jesus
É o primeiro santo mexicano. Nasceu na Cidade do México em 1572. Começou por ser ourives e aos 18 anos embarcou para as Filipinas, onde se fez frade no convento franciscano de Manila. Devia voltar ao México para ser ordenado sacerdote, mas os tufões arremessaram o barco em que seguia para as costas do Japão. Tentou obter ajudas para a reparação da embarcação, mas acabou sendo feito prisioneiro com os franciscanos de Kyoto e enviado para Nagasaki para se torturado e morto. Foi martirizado no dia 5 de fevereiro de 1597. Foi canonizado em 1862.

Santo Isidoro, mártir (Alexandria do Egito – Ilha de Quios, séc. III). Enfrentou o martírio sob Décio. Não deve ser confundido com santo Isidoro de Quios, cujas relíquias estão sendo veneradas na basílica de São Marcos em Veneza.

São Dominciano, duque da Caríncia (Áustria), séc. V

São Jesus Mendez Montoya, sacerdote e mártir, Tarimbaro, México, 10 de junho de 1880 - Valtiervílla, México, 05 de fevereiro de 1928

São Lucas de Demena ou d'Armento (sul da Itália),  05 de fevereiro de 995

Santos Mártires do Ponto (região da atual Turquia), séc. IV

São Saba, o jovem, monge, sul da Itália, séc. IX


Bem-aventurada Isabel Canori Mora, esposa, Roma, 21 de novembro de 1774 - Roma, 05 de fevereiro de 1825

Bem-aventurada Eulália Piños, viúva, mercedária de Barcelona (Espanha)

Bem-aventurada Francisca Meziere, virgem e mártir, Mézangers, França, 1745 - Laval, França, 05 de fevereiro de 1794

(Verbonet)

Nenhum comentário: