"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sábado, 29 de janeiro de 2011

Vietnã: melhoram relações entre Santa Sé e governo de Hanói

Hanói, 29 jan (RV) - A recente visita do Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Ivan Dias, e a nomeação do representante pontifício não-residente para o Vietnã, Dom Leopoldo Girelli, alimentam as esperanças da comunidade católica vietnamita.

Trata-se de eventos que contribuirão para "a gradual normalização das relações diplomáticas entre a Santa Sé e a República Socialista do Vietnã", e oferecem "novos, concretos sinais positivos para a vida da Igreja no país", comenta uma fonte da agência missionária Fides na Igreja vietnamita.

Para o representante pontifício não-residente, o acordo é um passo avante determinante. Dom Girelli poderá visitar com continuidade as comunidades católicas. A sua presença servirá para expressar o amor e a solicitude pastoral do Santo Padre para com os fiéis vietnamitas, que assim poderão perceber a proximidade do Papa em relação a seus problemas, sentindo-se encorajados e consolados nas dificuldades. A Igreja vietnamita será favorecida com isso e poderá olhar para o futuro com renovada fé e esperança.

Nesse sentido, de fato, foi também bastante significativa a visita do Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Ivan Dias, ao país do sudeste asiático, onde esteve como Enviado Especial do Santo Padre para a conclusão do Jubileu da Igreja local.

O purpurado deixou aos fiéis vietnamitas "uma recordação de gratidão, de alegria, que por muito tempo permanecerá em seus corações".

Durante a visita, que se realizou sob o auxílio da Virgem Maria que protege e custodia o povo vietnamita, o Cardeal indiano foi até o Santuário de Lavang, onde Nossa Senhora apareceu pela primeira vez em 1798. Ali abençoou uma nova imagem de Nossa Senhora e a pedra fundamental para o novo Santuário, cuja construção foi autorizada pelo governo: também esse fato é um sinal encorajador para toda a Igreja.

Ademais, o purpurado encontrou o Primeiro-ministro Nguyen Tan Dung, e ambas as partes se disseram concordes em "dar um novo impulso para melhorar as relações entre a Santa Sé e o Vietnã".

Hoje, à luz desses últimos eventos, existem grandes expectativas entre os fiéis vietnamitas, junto a otimismo e novas esperanças em relação à vida pastoral da comunidade de 6 milhões de católicos.

A Igreja vietnamita, por sua vez, mostra uma vitalidade, um dinamismo interno e um impulso missionário que abrem vastos horizontes para o futuro. (RL)

(Rádio Vaticano)

Nenhum comentário: