"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A intolerância Religiosa é o novo racismo


Um relatório apresentado pela organização não governamental Minority Right Groups Internationalexplica que a intolerância religiosa converteu-se numa das principais causas de perseguição das minorias no mundo.
A ONG, sediada em Londres e com representações em 60 países em todo o mundo, denuncia detenções, torturas e restrições às liberdades fundamentais em todo o Planeta.

O diretor da organização, Mark Lattimer, disse que o relatório aponta que "o aumento do nacionalismo religioso, a marginalidade econômica e os abusos derivados das leis antiterroristas fizeram eclodir uma espiral crescente de perseguição contra as minorias religiosas".

Ainda segundo Lattimer, "a intolerância religiosa é o novo racismo e muitas comunidades que enfrentaram discriminações raciais durante décadas, são agora perseguidas por causa de sua religião". Os fatos demonstram que as afirmações de Lattimer são preocupantes.

Em outubro do ano passado, durante a celebração de uma missa em Bagdá, Iraque, um terrível atentado ceifou a vida de 58 fiéis. Aquele trágico massacre foi um alerta que abriu os olhos de muitas pessoas, sobre a situação em que vivem as minorias cristãs em diversos países da Ásia e África. Desgraçadamente, o atentado de Bagdá não foi um fato isolado.

Outro fato lamentável ocorreu no primeiro dia de 2011, quando um carro-bomba se chocou contra uma igreja, em Alexandria, Egito, deixando um saldo de 21 mortos e centenas de feridos. Segundo as autoridades egípcias, o ataque foi perpetrado por um terrorista suicida.

Constatamos, com grave preocupação, que a liberdade religiosa está sendo objeto de agressão nos últimos anos, de diferentes flancos, com crescente virulência em algumas partes do mundo.

(Arquidiocese Campo Grande)

Nenhum comentário: