"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sábado, 29 de janeiro de 2011

Arcebispo Nichols: as Universidades sejam lugares de diálogo entre fé e razão

Munique, 29 jan (RV) - A universidade tem a tarefa de alimentar a relação entre fé e razão, a fim de que a expansão do conhecimento esteja a "serviço do bem comum". Foi o que afirmou o Arcebispo de Westminster, Inglaterra, Dom Vincent Nichols, abrindo, na tarde de quinta-feira, o Congresso europeu dos bispos e dos delegados para a pastoral universitária, que se estenderá até domingo, em Munique, na Baviera, sul da Alemanha.

Em seu pronunciamento, o prelado se deteve sobre a figura do Cardeal John Henry Newman, proclamado Beato por Bento XVI em setembro do ano passado, por ocasião da visita do Santo Padre ao Reino Unido.

Comentando o discurso de Bento XVI no Westminster Hall, Dom Nichols ressaltou que "se o encontro entre fé e razão é fundamental para o bem-estar da nossa sociedade, então é lícito considerar que, de modo análogo, é fundamental também para o bem-estar da universidade".

"De fato – observou – o bem-estar da sociedade pode depender, ao menos em parte, dessa parceria se reconhecida e respeitada pela universidade." Por fim, o Arcebispo inglês ressaltou que "a exploração desses temas é pertinente para a universidade se quiser ser entendida como uma instituição e comunidade dedicada à expansão do conhecimento e a serviço do bem comum".

O Congresso europeu dos bispos e dos delegados para a pastoral universitária, promovido pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), tem como tema central "Formação, educação e Evangelho. Perspectivas da pastoral universitária na Europa". (RL)

(Rádio Vaticano)


Nenhum comentário: