"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sábado, 29 de janeiro de 2011

ANO DO COELHO: ATIVIDADES CARITATIVAS EM VISTA DO ANO NOVO CHINÊS


Pequim, 29 jan (RV) – A comunidade católica chinesa vive intensamente o seu empenho caritativo em vista do Ano Novo chinês, o qual será celebrado no próximo dia 3 de fevereiro. Vários movimentos estão sendo feitos em direção à caridade. 

O grupo leigo da catedral da diocese de Wen Zhou, da província de Zhe Jiang, por exemplo, visitou orfanatos, hospitais, casas de retiro para idosos e também a Congregação de Santa Teresinha do Menino Jesus. 

Segundo o grupo, as irmãs da Congregação são muito ativas em sua missão local e na pastoral, não obstante as dificuldades financeiras e estruturais que enfrentam – “sempre ajudaram os outros e merecem também o nosso apoio”, afirmaram. O grupo também visitou a Casa São José, que acolhe idosos. 

Outra iniciativa importante foi a dos sacerdotes e fiéis da Paróquia do Bom Pastor de Qing Shan, da diocese de Bao Tou, na Mongólia Interior (região autônoma da República Popular da China), que levaram os Sacramentos e suporte material às famílias pobres, aos doentes e aos idosos, além de terem oferecido bolsas universitárias a jovens portadores de deficiência física. 

O pároco de Wang Jin Wen disse à Agência de Notícias Fides que a intenção desses grupos que estão movimentando-se na China nas vésperas do Ano Novo é a de “levar o amor de Deus a todos, sem distinção”. “A obra caritativa tem a mesma importância da oração, e ambas são fundamentais a nossa fé”, disse o pároco. 

O Ano Novo é a festa mais popular e importante da China. É celebrada a cada ano de acordo com o calendário lunar, e corresponde à chegada da primavera, de modo que as festas em honra dos trabalhadores da terra duram um mês inteiro. A cada ano corresponde um animal com um significado específico, seguindo um ciclo de 12 anos. Este que se iniciará é o ano do coelho, e a tradição popular o considera um bom ano, pois carrega as características atribuídas ao animal pela cultura chinesa, quais sejam o talento, a ambição, a serenidade, a reserva e a sorte. (ED)

(Rádio Vaticano)

Irei postar em seguida um pequeno histórico desta Congregação Religiosa.

Nenhum comentário: