"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sábado, 29 de janeiro de 2011

Congregação chinesa inspirada em S. Teresinha se revitaliza

Fundada por um épico missionário lazarista, o Padre Vicente Lebbe, no ano de 1928, a Congregação das Irmãs de Santa Teresa do Menino Jesus desenvolveu-se muito durante a guerra da China com o Japão (1937-1945). Com a ascensão dos comunistas ao poder, em 1952 as irmãs foram dispersas. Muitas foram obrigadas a casar-se, outras viveram na clandestinidade. Em 1982 a China conheceu um período de maior liberdade e três irmãs sobreviventes propuseram-se a refundar a Congregação. Em 1986 começaram a receber novas vocações. Pediram e obtiveram do ofício religioso a autorização do governo. Enviaram a diversas dioceses do país seus regulamentos. A partir de fevereiro de 1987 começaram a chegar novas postulantes. No dia 15 de outubro de 1990 havia um grupo de seis irmãs de votos simples. No dia 1 de outubro de 1996 um grupo de nove irmãs emitiu os votos perpétuos. Era um renascer, depois de 44 anos de aniquilamento.

         Em 2006 o estado restituiu à Igreja um terço dos bens confiscados e as irmãs tiveram seus imóveis devolvidos. Atualmente a Congregação conta com 48 membros e cresce de ano em ano.

Nenhum comentário: