"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

domingo, 16 de janeiro de 2011

Laos: Cristãos são detidos no Natal

VIENTIÁN, domingo, 16 de janeiro de 2011 (ZENIT.org) - Durante o período natalino, registraram-se em Laos prisões e expulsões de cristãos, segundo informa Eglises d'Asie, agência das Missões Exteriores de Paris.

Segundo fontes protestantes evangélicas locais, as autoridades prenderam 11 cristãos no dia 4 de janeiro, em Nakoon, três dos quais permanecem ainda detidos por ter "celebrado uma reunião secreta".

No dia seguinte à prisão, dois cristãos foram libertados, assim como outros seis, no dia 6 de janeiro, dos quais duas crianças de quatro e oito anos, que tinham sido levadas à prisão provisória de Khammouan, no centro de Laos.

A maior parte dessas pessoas tinha chegado do Vietnã para celebrar o Natal na casa do reverendo Wanna, de Nakoon, província de Khammouan.

Três cristãos que permanecem detidos foram identificados como responsáveis por "igrejas domésticas".

Trata-se do reverendo Wanna, de Thao Chanlai, da cidade de Tonglar, e de Thao Kan, da localidade de Nahin.

Eles vão enfrentar um processo de crime contra o Estado, segundo a lei de Laos, e devem receber duras penas de cárcere.

Em dezembro, o reverendo Wanna tinha informado as autoridades locais que membros de sua Igreja desejavam se reunir em sua casa no dia 5 de janeiro para celebrar o Natal, segundo as diretrizes da Igreja evangélica laosiana aprovadas pelo governo. Nesse contexto foram detidos.

Essas prisões são o episódio mais recente de uma série de ações que afentam especialmente o distrito de Hinboun, iniciadas quando habitantes de Nakoon se converteram ao cristianismo.

Já no distrito de Katin, no dia 10 de janeiro, a celebração dominical dos cristãos foi interrompida pelo chefe local, que estava acompanhado por cerca de 100 homens, muitos armados.

O grupo de cristãos, de cerca de 50 pessoas, foi conduzido para fora do distrito. Suas casas foram queimadas e seus bens, confiscados.

Estas famílias estão agora em condições muito difíceis. Falta-lhes água e alimento. Elas continuam à espera da ajuda prometida pelas autoridades provinciais.

A comunidade cristã representa 1% da população de Laos. O país é em sua grande maioria budista. As minorias étnicas convertidas recentemente ao cristianismo sofrem uma campanha de repressão.

(Zenit)


"Liberdade Religiosa" - a palavra de ordem para este ano de 2011

Nenhum comentário: