"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Índia: Bispos e teólogos debatem fundamentos da fé com representantes da Santa Sé

Lisboa, 24 Jan (Ecclesia) – A Conferência Episcopal da Índia promoveu um encontro com representantes do Vaticano, para reflectir sobre o papel da doutrina cristã, no Ocidente e Oriente, e a responsabilidade dos bispos na hierarquia da igreja.

O cardeal William Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, liderou a delegação de 6 representantes da Santa Sé que, entre 16 e 22 de Janeiro esteve reunida com 28 bispos e 26 teólogos indianos, na cidade de Bangalore, no sul da Índia.

Numa primeira fase, organizada pelo grupo de teólogos, foram abordados temas como o papel específico da teologia na Igreja, as metodologias utilizadas no Oriente e Ocidente, a inculturação e a relação da Igreja Católica com as outras religiões.

Durante a segunda parte, os responsáveis eclesiais da Índia e do Vaticano apontaram agulhas para questões de caráter funcional, debatendo a responsabilidade dos bispos dentro da Igreja, sobretudo enquanto “mestres da fé”.

“Não guardem o amor, a bondade e a graça de Jesus só para vocês, mas procurem partilhar estas coisas com os outros” foi a mensagem final que D. William Levada deixou dia 23, a mais de 10 mil fiéis, durante a eucaristia que encerrou os trabalhos.

(Agência Ecclesia)

Nenhum comentário: