"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Algarve: Católicos, greco-católicos, anglicanos, ortodoxos e luteranos partilham lugares de culto

Faro, 24 Jan (Ecclesia) – A Diocese do Algarve revelou que tem disponibilizado 15 lugares de culto católico para a celebração dominical das Igrejas Anglicana, Greco-católica de rito bizantino, Ortodoxa Romena, Ortodoxa Russa e Luterana.

No curso da Celebração Ecuménica que teve lugar na Sé de Faro, a 21 de Janeiro, D. Manuel Quintas, bispo do Algarve, adiantou que a Igreja Católica tem cedidas, há muitos anos, as igrejas das Pereiras (Quatro Estradas – Quarteira) e da Luz (Lagos), para o culto da Igreja Anglicana que assiste a comunidade britânica.

O prelado destacou mesmo que a Capelania de São Vicente da Igreja Anglicana, presidida pelos padres Bob Bates e Haynes Hubbard, – que celebra ainda em espaços próprios em Boliqueime e Gorjões (Santa Bárbara de Nexe) – tem um “relacionamento muito fraterno” com a Igreja Católica.

Os ucranianos que pertencem à Igreja Greco-católica de rito bizantino, assistida pelo padre Oleg Trushko, celebram, periodicamente, na igreja matriz de Vila Real de Santo António e na igreja do Livramento (Tavira), na capela de São José (Portimão), na igreja de Santo António do Alto (Faro), na igreja matriz de São Brás de Alportel e na capela de Santa Ana (Albufeira).

Os membros da Igreja Ortodoxa Romena, assistida pelos padres Ioan Râsnoveanu e Vasile Călin Hărşan, celebram na capela de São Sebastião (Faro) e na capela de Sargaçal (Lagos), enquanto os moldavos, da Igreja Ortodoxa Russa, assistida pelo padre Ioan Gherbovétchi, celebram na capela de Santo Amaro (Faro) e na capela do Senhor dos Aflitos (Lagos).

Os alemães no Algarve são sobretudo membros da Igreja Evangélica Luterana que celebra na capela do Carvoeiro (Lagoa), assistidos pelo pastor Georg Welker.

D. Manuel Quintas sublinhou a a importância desta colaboração entre Igrejas cristãs.

“Sabemos como é importante para quem está longe da sua terra poder encontrar-se com os da mesma nação ou Igreja. Sabemos que isso muito contribui, não só para o fortalecimento da fé, mas também para o apoio fraterno”, disse.

Milhões de membros de várias Igrejas celebram, entre 18 e 25 de Janeiro, a semana de oração pela unidade dos cristãos.

(Agência Ecclesia)

Nenhum comentário: