"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Beatificação mobiliza comunidade polonesa


Dia 1.° de maio é a data marcada pelo Vaticano para a beatificação do Papa João Paulo II. Como Karol Jozéf Wojtyla – era esse o seu nome de batismo – era natural da Polônia, poloneses do mundo todo preparam uma peregrinação para assistir à celebração em Ro­­ma. O problema, no momento, é encontrar acomodação para tantos fiéis. É que grande parte dos hotéis, pousadas e alojamentos romanos já estão com as reservas esgotadas para o dia da cerimônia.

“Os poloneses se prepararam rapidamente para assistir à beatificação de João Paulo II. Assim que o anúncio foi feito, eles trataram de fazer suas reservas e garantir a hospedagem. Esse é um dos motivos da falta de vagas em Roma”, explica Dorota Joanna Barys, cônsul geral da República da Polônia em Curitiba. De acordo com a cônsul, o Vaticano mantém uma ou duas casas de peregrinos na capital italiana e, em apenas dois dias, todas as vagas foram tomadas por poloneses.

Memória

João Paulo II, do papado à beatificação

Karol Józef Wojtyla nasceu em 18 de maio de 1920, na cidade de Wadowice, uma pequena localidade ao sul da Polônia, a 50 quilômetros de Cracóvia. Nomeado João Paulo II, reinou soberano como Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana e Soberano da Cidade do Vaticano de 16 de outubro de 1978 até o dia de sua morte, em 2 de abril de 2005, aos 84 anos.

João Paulo II teve o terceiro maior pontificado documentado da história. Além disso, foi o primeiro Papa não italiano desde a nomeação do holandês Adriano VI, em 1522.

Com o apoio e a permissão de Bento XVI, o processo de beatificação de João Paulo II é considerado o quarto mais rápido da história da Igreja. Apenas Santo Antônio, São Francisco de Assis e São Tomaz Becket tiveram o reconhecimento de suas santidades num período de tempo menor.

“Tadeu do Pierogi”, um peregrino entusiasmado

Tadeu Kawalec – mais conhecido como “Tadeu do Pierogi” – é um dos peregrinos brasileiros mais entusiastas com destino à Roma. Brasileiro entre aspas, afinal Kawalec nasceu na Polônia e só chegou ao Brasil em 26 de novembro de 1981, quando veio com a esposa para passear e conhecer o país.

“A Polônia vai toda para Roma. Os que não conseguirem ir ficarão em suas cidades, em vigília, cantando e orando”, afirma Ulisses Iarochinski, jornalista e autor do blog Jarosinski do Brasil (http://iarochinski.blogspot.com/).

A afirmação de Iarochinski não é, nem de longe, um exagero. Para o jornalista, a beatificação de João Paulo II deve atrair um público ainda maior do que aquele que convergiu à Praça de São Pedro para se despedir do Papa após sua morte, em abril de 2005. Na época, os 40 mil ônibus existentes na Po­­lô­­nia foram todos utilizados no transporte dos fiéis à Roma.

As expectativas das autoridades católicas polonesas são de que cerca de 3,5 milhões de poloneses devem se dirigir à Roma para assistir à cerimônia. “Isso só da Polônia, imagina somando esse número aos dos demais peregrinos do mundo todo. Vai faltar lugar na praça”, avalia Tadeu Kawalec, um dos brasileiros que já está de malas quase prontas para a viagem.

“A vontade inicial e que está quase fora de questão – devido à lotação dos hotéis – era ficar em Roma. Eu fiz alguns contatos e agora estou esperando algumas respostas”, revela Kawalec. Caso não consiga hospedagem na capital italiana, resta a ele ainda outra opção: ir antes para a Polônia e de lá sair com um grupo ou excursão até o Vaticano. “O mais interessante para mim é ir antes para a Po­­lônia e de lá para Roma. Além do restante da família, que também vive na Polônia, uma de minhas irmãs é freira superiora lá e ela também está tentando achar um meio para eu partir da Po­­lônia.”

Confirmação

O orgulho polonês pela beatificação do Papa João Paulo II é enorme. Karol Wojtyla é, provavelmente, o polonês mais conhecido em todo o mundo. Apesar do país ter vários nomes de destaque em outras áreas, Wojtyla é praticamente uma unanimidade nacional. Tanto que, para a comunidade polonesa, ele sempre foi considerado um santo.

“A beatificação é uma confirmação daquilo que sentimos há anos. O processo administrativo, que levou à beatificação do ex-Su­­mo Pontífice é importante, sem dú­­vida. Mas se considerarmos o lado espiritual, ao menos para nós, poloneses, ele já é um santo há tempos”, ratifica Dorota Barys.

Onde ficar

A equipe de Gazeta do Povo en­­trou em contato com alguns hotéis em Roma para verificar a disponibilidade de leitos para 1.º de maio, data da beatificação de João Paulo II. De fato é difícil encontrar vagas, não apenas nas regiões mais próximas ao Vaticano, como também nos pontos mais distantes da Praça de São Pedro – local da cerimônia.

Nossa equipe, porém, encontrou vagas disponíveis em um hotel na Via dei Santissimi Quat­­tro, entre o Coliseu e a Basílica de São João do Latrão. Há quartos li­­vres para a data da ce­­­­rimônia, mas quem quiser aproveitar precisa ser rápido, pois as vagas devem preenchidas nas próximas semanas – devido à grande procura.

(Gazeta do Povo)

Nenhum comentário: