"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Bento XVI nomeia o arcebispo Abril y Castelló como novo vice-camerlengo

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 24-01-2011, Gaudium Press) Um espanhol, monsenhor Santos Abril y Castelló, foi nomeado neste sábado pelo Papa como o novo vice-camerlengo da Santa Romana Igreja. Atualmente, o camerlengo é o Cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado vaticano.

Mons. Santos Abril y Castelló é arcebispo titular de Tamada, e núncio apostólico. Nasceu em 21 de setembro de 1935 em Alfambra, na Espanha. Foi ordenado sacerdote em 19 de março de 1960 e consagrado bispo em 16 de junho de 1985.

O camerlengo, e na sua ausência o vice-camerlengo, é o encarregado na Câmara Apostólica de cuidar e administrar os bens e os direitos temporais da Santa Sé durante a sede vacante, isto é, quando ainda não foi eleito um novo Papa. É responsável também pelo sigilo do escritório particular e do quarto do pontífice depois de sua morte. Exclusivamente ao vice-camerlengo, por sua vez, é confiada a vigilância, do lado de fora, do conclave quando este é em curso para a eleição do novo pontífice - justamente por isso, o vice-camerlengo, diferentemente do camerlengo, não pode ser um cardeal, ou cardeal eleitor.

(Gaudium Press)

Nenhum comentário: