"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sábado, 29 de janeiro de 2011

30/01 - Santos e Bem-aventurados

Santa Aldegundes, abadessa, + 684. Conhecida também como Aldegunda, essa santa provinha de uma família devota. Nasceu em Hainault, no ano 635. Recusando um pedido de casamento, tornou-se anacoreta em Maubeugue (na atual França), vindo mais tarde a tornar-se abadessa do mosteiro para monges e irmãs, que foi fundado na cidade. É invocada contra doenças das crianças, contra a morte súbita, feridas e, principalmente, contra o cancro, pois ela própria sofreu de cancro da mama, suportando-o com o dom da fortaleza. Santa Aldegundes morreu no ano 684.


Santo Armentário, 19º bispo de Pavia (norte da Itália) falecido em 731. Defendeu a independência das Dioceses da metrópole milanesa.


Santa Batilde, falecida em Chelles (França) em 680. De origem saxônica, foi esposa de Clodoveu II rei dos Francos e mãe de Clotário III, Quilderico II e Teodorico III. Nomeada regente, reinou com a ajuda de Erquinoaldo e tentou reconstruir a unidade do reino merovíngio em favor do filho Clotário III. Fundou e enriqueceu numerosas abadias (Corbie, Jumièges, Saint Wandrille). Com a chegada ao trono de Hebroino, Batilde retirou-se na abadia de Chelles.

São Félix IV [Benevento, sul da Itália – † Roma, 530], papa de 526 a 530. Não foi eleito, mas escolhido por Teodorico e regularmente consagrado depois da morte dele. Sobre as paredes de um antigo templo construiu a igreja dos santos Cosme e Damião e condenou o semi-pelagianismo numa carta a são Cesário de Arles, subdividida em cânones pelo sínodo de Orange (529).


Santa Jacinta Mariscotti, virgem
Religiosa franciscana, durante dez anos não deu bom exemplo a suas irmãs de hábito, pois não quis observar o espírito de pobreza e viveu num quarto decorado com luxo. Quando adoeceu gravemente, desejou confessar-se, mas o capelão do convento se recusou a atendê-la naquele quarto, dizendo que o Céu não fora feito para pessoas orgulhosas e frívolas como ela. Dando-se conta do escândalo que causara, Jacinta arrependeu-se sinceramente e pediu perdão a toda a comunidade, passando a partir daí a ser exemplo heróico de mortificação e pobreza, até atingir os cumes da mais alta santidade. Faleceu na cidade de Viterbo, centro da Itália, a 30 de janeiro de 1640.


Santa Martina, virgem e mártir
A Santa foi submetida a muitos tormentos e finalmente decapitada em Roma, sob ordem do imperador Alexandre (Severo 222-235). Segundo alguns, existia em Roma uma capela consagrada a Santa Martina, à qual os peregrinos visitavam com grande devoção, no século VII. Suas relíquias foram descobertas em uma abóbada em ruínas de sua antiga igreja e que, em 1634, foram transferidas para a nova igreja que o Papa Urbano VIII havia construído em sua honra, fixando sua festa no dia 30 de janeiro. Foram compostos hinos de Santa Martina para o breviário, e diz-se que a cidade de Roma a considera uma de suas padroeiras particulares. Apesar destas afirmações, a existência histórica de Santa Martina é duvidosa. Os documentos mais antigos dizem que foi martirizada em Roma, mas não há nenhuma tradição primitiva que mencione esse fato.


Santo Adelelmo (Elesmo) de Burgos (norte da Espanha), abade beneditino, + 1097


Santa Alda, virgem e mártir


São Barsimeu (Barsamya), bispo de Edessa (atual Turquia), séc. III


São David Galvan Bermudez, mártir mexicano, Guadalajara, 20 de janeiro de 1881 – 30 de janeiro de 1915


São Glastiano (Maglastiano), bispo na Escócia, + Aberdeen 830


São Khuong (Tomás), sacerdote e mártir no Vietnã, 1780 - † 30 de janeiro de 1860


São Matias, bispo de Jerusalém


São Muxiano Maria Wiaux, religioso, irmão das Escolas Cristãs, Mellet, Bélgica, 20 de março de 1841 – 30 de janeiro de 1917


São Paulo Ho Hyob, mártir, Seul, Coreia do Su, 1796 – 30 de janeiro de 1840


São Pelegrino, bispo de Triocala (na Ilha da Sicília) teria sido ordenado bispo por S. Pedro


São Pedro I, czar dos Búlgaros, + Bulgária, 30 de janeiro de 970


Santa Savina, matrona, Milão (norte da Itália), 260/267 - 311/317


São Teófilo, o Jovem, soldado e mártir, † Chipre, 30 de janeiro de 792



Bem-aventurado Geraldo de Claraval, monge cisterciense († Claraval, França, 1138). Irmão de são Bernardo, seguiu-o na vida religiosa Foi durante vários anos responsável do armazém do mosteiro de Clarivaux (Claraval).


Bem-aventurado Markiewicz Bronislao. Bronislao nasceu no dia 13 de julho de 1842 em Pruchnik (Galícia, sul da Polônia), e era o sexto de onze filhos de uma família religiosa de pequenos burgueses. Bronislao enfrentou a fome, a pobreza e perseguições, encontradas na escola por causa de seus ideais cristãos, sempre com espírito de fé que o levou a decidir-se pela entrada no seminário. Foi ordenado sacerdote em 15 de setembro de 1867. Dedicou-se intensamente ao ensino do catecismo e ao apostolado entre os encarcerados, e gostava de viver com o povo, sobretudo pobre. Sentia-se atraído pelos jovens marginalizados que sofriam todo gênero de pobreza e por causa deles quis estudar pedagogia a fim de ajudá-los da melhor forma para salvarem a alma. A Providência levou-o a desejar ardentemente a entrar num Instituto religioso dedicado ao cuidado da juventude.
Partiu, então, para a Itália, onde ficou fascinado pela espiritualidade de Dom Bosco que, sem o saber, já trazia no coração. Pediu e obteve fazer parte da Congregação salesiana e, em 1887, nas mãos de Dom Bosco, emitiu os votos perpétuos. Teve, então, a felicidade de ouvir as recomendações do santo e assimilar diretamente o seu espírito. Em 1892 retornou à Polônia como salesiano, trabalhando como pároco em Miejsce, Galícia, onde pôde se dedicar à juventude polonesa pobre e abandonada. A fim de responder da forma mais eficaz às exigências concretas da miserável Galícia, Bronislao sentiu a necessidade de viver com maior radicalidade os princípios de Dom Bosco e, aconselhando-se com seus colaboradores, fundou a Sociedade Temperança e Trabalho. Nove anos depois da sua morte, a sociedade, em seus ramos masculino e feminino, foi reconhecida pela Igreja dando origem a duas Congregações colocadas sob a proteção de São Miguel Arcanjo. Seus membros assumiram o nome de Micaelitas. Padre Bronislao, como Dom Bosco, recomendava aos seus filhos e aos jovens que encontrava uma grande devoção à Eucaristia e a Nossa Senhora além de a São Miguel, que indicava como protetor na quotidiana luta contra o mal. A união a Cristo crucificado e a virtude da temperança caracterizam a sua atividade apostólica em favor do próximo. Faleceu em Miejsce Piestowe no dia 29 de janeiro de 1912. Foi beatificado no dia 19 de junho de 2005


Bem-aventurada Aberila, virgem, reclusa do mosteiro de Mehrerau (Suíça), séc. XII


Bem-aventurado Alano Magno de Lille, Lille, França – 1120 – Citeaux, França, 6 de julho de 1202


Bem-aventurada Carmela Garcia Moyon, mártir, Nantes, França, 13 de setembro de 1888 – Torrent, Espanha, 30 de janeiro de 1937


Bem-aventurado Columba Joseph Marmion, abade beneditino, Dublin, Irlanda, 01 de abril de 1858 - Maredsous, Bélgica, 30 de janeiro de 1923


Bem-aventurado Ferrário, mercedário do mosteiro São Lázaro de Zaragoza (Espanha)


Bem-aventurado Francis Taylor, prefeito de Dublin (Irlanda), mártir, Dublin, Irlanda, 1550 – 30 de janeiro de 1621


Bem-aventurado Sebastião Valfrè, sacerdote oratoriano, Verduno, Cúneo (noroeste da Itália), 09 de março de 1629 – Turim (noroeste da Itália), 30 de janeiro de 1710


Bem-aventurado Zygmunt Pisarski, sacerdote e mártir, Krasnystaw, Polônia, 24 de abril de 1902 – Gdeszyn, Polônia, 30 de janeiro de 1943


(Verbonet)


Parabéns à minha filha Rebecca que neste dia completa oito aninhos!

Nenhum comentário: