"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

ADVENTO

A palavra Advento surge do latim adventus, que significa literalmente chegada, vinda.

Liturgicamente são quatro semanas (quatro domingos) anteriores ao dia de Natal. O primeiro domingo do Advento corresponde ao domingo posterior ao Domingo de Cristo Rei do Universo (último domingo do tempo comum).

Vive-se este momento litúrgico através de uma espiritualidade de expectativa. Esta espera se revela em dois períodos durante o Advento - A primeira e a segunda semana vive-se na expectativa da volta triunfal de Jesus nos últimos tempos. A terceira e a quarta semana esta expectativa está relacionada à vinda de Jesus acontecida no início da era cristã.

As velas da imagem estão colocadas sobre a coroa do advento. Esta é um símbolo especial deste tempo pois vai marcando a aproximação da solenidade do Natal. Nesta imagem estão três velas roxas (cor litúrgica própria do tempo do Advento) e uma rosa (cor litúrgica do terceiro domingo do advento - Domingo Gaudete (da Alegria).

Aqui em casa rezamos em família todos os domingos do Advento recordando que estamos nos preparando para a solenidade da Encarnação de Jesus Cristo. É um momento aguardado pelas crianças e elas sabem que o que realizam é importante e sabem que a preparação também é interior. Em nossa comunidade teremos nossa confissão em preparação ao Natal no próximo dia 18 (sábado).

E você, como vive o seu advento? Poste alguma mensagem.

Abraços

Nenhum comentário: