"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sábado, 2 de abril de 2011

Vaticano detalha encontro em Assis convocado pelo Papa para outubro

O Escritório de Imprensa da Santa Sé divulgou hoje um comunicado no qual detalha o encontro ecumênico e inter-religioso pela paz, convocado pelo Papa Bento XVI para o 27 de outubro de 2011 que terá como tema "Imprensa da verdade, imprensa da paz".

Esta "Jornada de reflexão, diálogo e oração pela paz e a justiça no mundo" convocada pelo Santo Padre comemora o 25° aniversário do encontro presidido peloPapa João Paulo II em 27 de outubro de 1986.

Os elementos de reflexão que Bento XVI propõe para esta jornada são que "cada ser humano é no fundo um peregrino em busca da verdade e do bem. Também o homem religioso permanece sempre em caminho para Deus: daqui nasce a possibilidade, mais ainda, a necessidade de falar e dialogar com todos, crentes ou não, sem renunciar à própria identidade ou recorrer a formas de sincretismo; na medida em que a peregrinação da verdade se vive autenticamente, abre-se ao diálogo com o outro, não exclui a nenhum e compromete a todos a serem construtores de fraternidade e de paz".

Depois de assinalar que também participarão alguns não crentes no encontro, o comunicado explica como será realizada a jornada. O mesmo 27 pela manhã os participantes sairão de trem desde Roma com o Papa. Ao chegar a Assis, o Santo Padre lhes dirigirá umas palavras.

Seguirá um almoço frugal, "Seguirá um almoço frugal, compartilhado pelos delegados: uma comida marcada pela sobriedade, que busca expressar o estar juntos em fraternidade e, ao mesmo tempo, a participação nos sofrimentos de tantos homens e mulheres que não conhecem a paz".

Depois haverá um tempo para a reflexão e a oração, e os participantes irão a pé à Basílica de São Francisco. "Será uma peregrinação na que, no último lance, tomarão parte também os membros das delegações; com isto se pretende simbolizar o caminho de cada ser humano na busca constante da verdade e da construção ativa da justiça e da paz".

A peregrinação será em silêncio e ao final da jornada se renovará de maneira "solene o compromisso comum pela paz".

Antes da peregrinação haverá uma vigília de oração na Praça de São Pedro presidida pelo Papa Bento XVI com os fiéis de Roma. O comunicado convida as Igrejas particulares "e as comunidades dispersas pelo mundo a organizar momentos de oração similares".

Finalmente, o Santo Padre pede "aos fiéis católicos que se unam espiritualmente à celebração deste importante acontecimento e agradece aos que vão à cidade de São Francisco (de Assis) para compartilhar esta peregrinação ideal".


(ACI Digital)

Nenhum comentário: