"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sexta-feira, 10 de março de 2017

O que eu penso de Nossa Senhora?

Aparição da Virgem a S. Bernardo - Filippino Lippi
"Escreve, pois, o Evangelista: 'Entrando o Anjo onde ela estava', evidentemente onde estava Maria, 'disse: Deus te salve, cheia de graça; o Senhor está contigo!' (Lc 1,28). Onde estava ela para que entrasse? Creio que no santuário de um honesto aposento onde ela, talvez, a portas fechadas, rezava a seu Pai em segredo (cf. Mt 6,6). Os anjos costumam estar perto dos que rezam e deliciar-se com aqueles que erguem as mãos puras em oração (cf. 1 Tm 2,8): eles se comprazem em oferecer a Deus o sacrifício da santa oração e fazê-lo subir a ele como hóstia de suave perfume (cf. Ef 5,2). Po entrar onde ela estava e saudá-la com tanta reverência, o Anjo mostrou quão agradáveis aos olhos do Altíssimo eram as orações de Maria" (3º Sermão para as Festas de Nossa Senhora - São Bernardo de Claraval).

Nossa Senhora Aparecida - Ronaldo Mendes
Este é um dos sermões que mais aprecio sobre Nossa Senhora. São Bernardo, que tem uma forma fantástica de escrever, capta o momento em que Maria recebe a visita do anjo. Para Bernardo, ela estavam em oração naquele momento - o que é bem verossímil.

Maria - Nossa Senhora - a Virgem - sempre foi motivo de inspiração para tantos escritores, escultores, pintores, iconógrafos, músicos, compositores, poetas, coreógrafos, teólogos.


De Maria nunca se falará bastante, nunca se elogiará o suficiente.


As várias expressões artísticas revelam o amor com que o autor - e o povo todo em geral - trata a sua mãe e, por extensão, a Mãe de Deus (ou vice-versa).

Nossa Senhora da África


A devoção a Maria ou a espiritualidade mariana deve ser, é claro, cristocêntrica. Isto significa que ao me aproximar de Maria, aproximo-me mais de seu Filho - Jesus Cristo. Ficaria sem sentido se a minha devoção mariana me afastasse de Jesus ou colocasse Maria no centro (lugar que ela nunca quis estar e, ao invés, abriu espaço para Deus ocupasse).





Maria participa do plano de salvação de forma ativa - dizendo seu Sim a Deus. E este Sim não foi somente na visita que recebeu do anjo, mas foi um Sim:

  • ao aceitar ser julgada pelos de sua comunidade, seus vizinhos, sua família ao anunciar que estava grávida (ainda que não coabitasse com José) (cf. Mt 1,18-19; Lc 1,34);
  • ao sair apressadamente para ir à casa de sua prima Izabel e ali permanecer até o nascimento de João Batista (cf. Lc 1,39-56);
  • nas portas que foram fechadas para acolhê-la grávida, quase a dar à luz (cf. Lc 2,7);
  • nas profecias que recebeu, quando apresentou Jesus no Templo de Jerusalém, de que um "espada de dor atravessaria sua alma" (cf. Lc 2,34);
  • nas viagens difíceis e perigosas de Nazaré até Belém, de Belém até o Egito, do Egito até Nazaré novamente (cf. Mt 2,13-15.19-23; Lc 2,4-5.39);
  • no momentos de incompreensão de seus familiares e amigos (cf. Mt 13,54-57; Mc 3,21; 6,3);
  • na tentativa de compreender da missão do próprio Filho (cf. Lc 2,48-50; Mc 3,32-35);
  • ao guardar todos os mistério de Jesus Cristo em seu coração (cf. Lc 2,19.51);
  • no momento supremo da entrega de Jesus na cruz (cf. Mt 19,25-27);
  • nos inícios da Igreja, plenificada pelo Espírito Santo (cf. At 1,14).

Essa mulher (Jesus a chama assim por duas vezes - Jo 2,4;19,26) é modelo de mãe, de mulher, de esposa, de cristã, de apóstola, de missionária, de ser humano, de criatura!
Por isso não me admiro quando as pessoas, os povos, as multidões, os simples, os artistas louvam Maria através de todas as manifestações que estão ao seu alcance! É extremamente compreensível que assim o façam! Este foi um dos motivos pelos quais escrevi o texto acerca do desfile da escola de samba Vila Maria com o tema de Nossa Senhora (se vc não foi um dos quase 14 mil pessoas que leu, veja aqui!)

Bem, como apresentador do programa "Em Busca do Sagrado" da TV Evangelizar, quis eu também honrar Nossa Senhora através de um programa especial - Nossa Senhora do Rocio. É um programa belíssimo! Com imagens sensacionais e um texto riquíssimo! Aproveite que você leu até aqui e assista abaixo a íntegra do programa! Você não irá se arrepender!






Se você gostou do texto, cadastre-se no blog e acompanhe as postagens!
Qualifique este texto e compartilhe em suas redes sociais!

Um grande abraço,

Robert Rautmann

Fica autorizada a reprodução integral deste post, desde que citada a fonte conforme texto a seguir:
RAUTMANN, Robert. O que eu penso de Nossa Senhora? Disponível em: 
http://robertccj.blogspot.com.br/2017/03/aparicao-da-virgem-s.html

Nenhum comentário: