"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Dom Raymundo toma posse cardinalícia de igreja em Roma

dom raymundo.jpg
Roma (Segunda-feira, 04-04-2011, Gaudium PressEm um clima de primavera no bairro romano de San Lorenzo, o cardeal brasileiro Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente do Conselho Episcopal Latinomaericano (CELAM), tomou posse neste domingo do título presbiteral da igreja da Imaculada Conceição em Tiburtino. O arcebispo encontra-se nestes dias, com outros bispos da presidência do CELAM, em visita à Roma. No último dia 31 de março foram recebidos pelo Santo Padre.
O quarto domingo da Quaresma é celebrado pela Igreja Católica como "Laetare", de alegria que é expressa também pela cor dos paramentos litúrgicos, o rosa. Ao discursar após o título, o novo purpurado se concentrou, portanto, justamente nesse aspecto da alegria ao começar a homilia do próprio lema episcopal - "In gaudium Domini" ("Vem regozijar-te com teu senhor", da passagem da parábola dos talentos do Evangelho de Mateus 25, 21):
"Na Quaresma a Igreja nos chama em um modo muito especial à conversão. Conversão é a alegria de sair das trevas em direção à luz, é a alegria de tomar sempre o caminho do encontro com Jesus. É a alegria da santidade à qual nos chama o Senhor".
A solene celebração da posse tem elementos próprios e particulares: a recepção do pároco na entrada da igreja, quando o titular beija o crucifixo; a aspersão do purpurado e sua benção dos fiéis; a oração diante do Santíssimo e as duas leituras no início da Missa, e no fim, a leitura da escritura assinada pelo cardeal e por alguns presentes como testemunhas.
Na entrada da igreja dedicada à Santa Maria Imaculada e a São João Berchmans, o cardeal Damasceno saudou o bonito dia de domingo e a calorosa recepção dos fiéis. A missa da posse aconteceu ao meio-dia, com cantos religiosos italianos cantados pelo coro paroquial. No início da missa aconteceu a troca de presentes. O pároco local Dom Antonio Molinaro, C.S.I, deu de presente um desenho de Maria Imaculada, e o Cardeal Damasceno deu a Dom Antonio uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida. O presente foi recebido com um grande aplauso.
A igreja da Imaculada Conceição no Tiburtino é uma das mais jovens igrejas de Roma, desde 1966 inserida pelo Papa Paulo VI entre os títulos cardinalícios. O cardeal Damasceno é o quarto cardeal depois de dois cardeais neozelandeses: Peter Thomas McKeefry (1969-1973); Reginald John Delargey (1976-1979) e do cardeal mexicano Ernesto Corripio y Ahumada (1979-2008).

As obras de edificação da igreja iniciaram em 1906 e se concluíram em 12 de março de 1909. Os fiéis católicos belgas intervieram com generosas ofertas para a construção da Igreja e assim ela foi dedicada, além da Imaculada, também a São João Berchmans, um sacerdote jesuíta belga muito devoto de Nossa Senhora. A estátua da Imaculada em madeira, cópia da de bronze localizada Praça de Espanha, no centro de Roma, é um presente do próprio Papa Pio X.

Nenhum comentário: