"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

terça-feira, 22 de março de 2011

Vaticano: Site apresenta encontro inaugural do «Pátio dos Gentios»


Lisboa, 22 Mar (Ecclesia) – Os detalhes da abertura do ‘Pátio dos Gentios’, nova estrutura do Vaticano para o diálogo com os não crentes, cujo encontro inaugural decorre em Paris esta quinta e sexta-feira, estão disponíveis para consulta num site dedicado ao evento.

A página, em francês, explica o enquadramento do evento organizado pelo Conselho Pontifício da Cultura e pelo Instituto Católico de Paris, apresenta o seu programa, oferece a biografia dos 28 conferencistas e expõe os objectivos dos colóquios que vão decorrer em espaços civis e eclesiais da capital francesa.
Para preparar os dois dias de “intercâmbios e diálogos”, os organizadores pediram a várias pessoas para partilhar por escrito as suas “interrogações” e pontos de vista acerca do encontro.
Os textos, que podem ser lidos na página, detêm-se igualmente nas “questões radicais que tocam as grandes interrogações em torno da vida e da morte, a verdade e a mentira, o amor e a dor, o bem e o mal, a liberdade e a solidariedade, a palavra e o silêncio”.
O site, que inclui ligações às redes sociais Facebook e Twitter, apresenta também uma secção reservada às notícias e vídeos relacionados com o evento, que tem registado actualizações quase todos os dias.
O programa do encontro inclui três colóquios sobre ‘Iluminismo, religiões e razão comum’, além de uma festa para os jovens, na catedral de Notre Dame, durante a qual se fará uma ligação em directo ao Vaticano para que o Papa Bento XVI aponte o “significado e os objectivos” da iniciativa.
“Crentes e não crentes estão em territórios diferentes, mas não se devem encerrar num isolamento sacro ou laico, ignorando-se ou, pior, lançando troças e acusações recíprocas, como desejariam os fundamentalistas de uma e outra parte”, afirmou sexta-feira o presidente do Conselho Pontifício da Cultura, o cardeal italiano D. Gianfranco Ravasi.
O nome ‘Pátio dos Gentios’ (Il Cortile dei gentili) evoca o espaço homónimo que, no antigo templo de Jerusalém, hospedava os não judeus.

(Agência Ecclesia)

Nenhum comentário: