"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sexta-feira, 4 de março de 2011

O carnaval na visão dos metodistas


Igreja Metodista:
1) Na sua religião, o carnaval é um período de recolhimento? Por quê?
Não. Não existe essa obrigatoriedade de recolhimento, mas considero esse período uma oportunidade para a reflexão. Levo em consideração que para muitas pessoas seus anseios e buscas não serão atendidas, correspondidas e respondidas durante as festividades de Carnaval. Mas, essa é a beleza da vida, enquanto muitos querem pular, dançar e se divertir; outros buscam a reflexão, tempo para orações e descanso.
Poderia chamá-lo de um período adequado para o recolhimento, deixar de lado o ativismo que por vezes nos contamina, essa correria pela busca de um lugar melhor para o desprendimento, deixando espaço para a reflexão, buscando assim encher a vida da presença de Deus que a tudo dá significado e sentido. Esse tempo ajuda a organizar o pensamento, concentrar e aproveitar a oportunidade de parar alguns dias para direcionar a vida, e partir daí dar continuidade a nossa rotina.
2) Que atividades ela oferece aos seus seguidores neste período? Ainda é possível inscrever-se para participar? Como e onde?
Nesse ano a Catedral Metodista do Rio de Janeiro, não estará realizando nenhuma atividade extra, como é chamada por todos nós de “Retiro de Carnaval”.
Entendo que a Igreja, como parte da sociedade, não necessita fechar suas portas durante os festejos de carnaval. Sei que muitos blocos estarão passando, e alguns vão até parar em frente à nossa Igreja. Estaremos realizando todas as celebrações como fazemos durante todo o ano. Respeitaremos os foliões com suas fantasias e tenho certeza que eles nos respeitarão. O mais bonito da sociedade é não perdermos essa dimensão do diálogo e do respeito. Essa é a singularidade e a essência da mensagem de Jesus, vivemos a partir dela.
3) Sua religião proíbe que seus adeptos brinquem carnaval? Por quê?
Não, não existe proibição. A mensagem bíblica da parte do Apóstolo Paulo é que “se o teu coração não te condena tens confiança da parte de Deus”. Isso é o que deve nos mover. “Foi para liberdade que Cristo nos libertou”. Mas, essa liberdade passa pela dimensão comunitária. Uma vez que vivemos em comunidade, o conselho de Jesus foi que não causássemos escândalos na mesma. Então, existe a responsabilidade dos nossos atos referentes à nossa vida particular e com a Sociedade. A mensagem de Jesus vem acima de tudo dar ao homem essa capacidade de poder tomar decisões responsáveis. Sabemos que durante as festividades do carnaval, muitas decisões são irresponsáveis, desde a simples utilização de lugares públicos históricos para suas necessidades fisiológicas até decisões mais sérias que podem refletir durante toda vida.
4) E no caso dos seguidores que têm que trabalhar durante o carnaval (diretamente ou indiretamente com a festa), há algum tipo de orientação com relação à conduta ou sobre cuidados?
Não existe nenhum tipo de orientação motivada somente pela chegada do carnaval. A orientação acontece todos os dias e em todas as celebrações. Orientação para uma vida que aponte para a justiça, para o amor, para decisões responsáveis, para estabelecimento de critérios sérios que acenem para o mundo mais justo, que é o que Jesus pregou. Nosso lugar e a nossa postura diante da sociedade precisam refletir isso. O desprendimento de questões legalistas e moralistas para um comportamento ético e justo. Despir-se das máscaras e das fantasias que escondem nosso egoísmo e injustiça. Conheço muitas pessoas que trabalham no carnaval: bombeiros, policiais, guardas e empresários de diversos setores. Minha convicção é que todos sabem o que devem fazer como diz Tiago: “aquele que sabe o que deve fazer e não faz, nisto já está pecando”. Na mensag em de Jesus o homem tem essa liberdade de escolher e todos são responsáveis pelos seus atos. Para Jesus nossas escolhas e decisões devem ser responsáveis, fruto do nosso compromisso com Deus e com o próximo. Essa deve ser a orientação durante o Carnaval: responsabilidade e compromisso com Deus. Não o que é certo ou errado, pois é isso que as pessoas gostam. No jargão popular: “o que pode e o que não pode”! Muitos querem a resposta do que é certo ou errado, como uma espécie de transferência de suas responsabilidades. Não posso ser como um mestre-autoritário que põe dentro de um caminho e digo: vai por aqui. Estou aqui como alguém que quer ajudar a essa pessoa encontrar o seu lugar, seu caminho e tomar a suas decisões responsáveis.
*As respostas foram enviadas pelo reverendo Sérgio Ovidio Wermelinger Goulart, pastor da Catedral Metodista do Rio.
(Globo)

Nenhum comentário: