"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Juventude: Participação portuguesa nas Jornadas Mundiais de Madrid pode superar 15 mil jovens

Fátima, Santarém, 21 Mar (Ecclesia) – A Igreja católica espera superar a expectativa inicial que apontava para a participação de quinze mil jovens portugueses nas Jornadas Mundiais da Juventude, que decorrem de 16 a 21 de Agosto, em Madrid.
Em declarações à ECCLESIA, o director do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil anunciou que estão registadas quase oito mil inscrições, mais três milhares do que em Dezembro de 2010.
“Cremos que até Agosto conseguiremos superar o número previsto de 15 mil portugueses”, afirmou o padre Pablo Lima, sublinhando que “um pouco por todo o país” os jovens “estão a mobilizar-se e a realizar actividades”.
O responsável assinalou que as dioceses continuam “a promover as catequeses e encontros de formação” previstos na preparação para o encontro na capital espanhola, ao mesmo tempo que cresce, “mesmo naqueles que não podem ir a Madrid”, a “vontade de participar, de organizar-se e estar em comunhão”.
O entusiasmo “está muito grande”, realçou por seu lado o bispo de Viseu e vogal da Comissão do Laicado e Família dos bispos portugueses, D. Ilídio Leandro, para quem tudo aponta para que a presença nacional “seja numerosa e positiva para a caminhada dos jovens”.
O prelado acredita que a participação lusa pode ser um estímulo para atenuar os efeitos da “grande onda de secularismo” existente em Espanha, “que parece asfixiar tudo e todos”.
“Os jovens portugueses cristãos são muito animados, alegres e, normalmente, expansivos na manifestação da sua alegria”, disse Ilídio Leandro, confiante de que “a presença “de mais de um milhão de jovens de todo o mundo vai ser uma lufada de ar fresco e um sinal muito positivo para afirmar a juventude cristã”.
O director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil acredita que “não é por acaso que o Papa repete um país” para celebrar a Jornada, depois de em 1989 a cidade espanhola de Santiago de Compostela ter acolhido o encontro.
“Este ambiente de secularização, e até de um certo silenciamento da Igreja e dos cristãos em geral, é uma das razões pela qual o Papa quis escolher o local”, acentuou o sacerdote.
Pablo Lima recorda que o bispo espanhol responsável pelas Jornadas pediu aos jovens para que não viajem até Madrid apenas para “buscar” algo, mas que procurem “levar” alegria e testemunho, de modo que sejam “irradiação do Evangelho para todos aqueles que encontrem nas escolas, paróquias, ruas e espaços públicos”.
“Pretende-se que os jovens não caiam naquele pecado que Bento XVI apontou quando esteve em Portugal [11 a 14 de Maio de 2010], dos crentes que vivem como envergonhados da sua fé”, frisou Pablo Lima.
A preparação da presença nacional nas Jornadas Mundiais da Juventude foi um dos temas da reunião realizada a 18 e 19 de Março, em Fátima, com a presença dos responsáveis pela Pastoral Juvenil das 20 dioceses territoriais portuguesas.

(Agência Ecclesia)

Nenhum comentário: