"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quarta-feira, 9 de março de 2011

Dom Odilo Scherer lança campanha da Fraternidade em SP


Dom Odilo Scherer fala da importância em preservar o meio ambiente (Foto: Carolina Iskandarian/ G1)
O arcebispo metropolitano de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, lançou na tarde desta quarta-feira de cinzas (9) na capital a Campanha da Fraternidade 2011. Com o tema “Fraternidade e a vida no planeta” e o lema “A criação geme em dores de parto”, a campanha deste ano aborda a questão do aquecimento global e como as mudanças climáticas podem piorar o ambiente da vida na terra, sobretudo para os mais pobres.

Na entrevista coletiva na Catedral da Sé, no Centro da capital paulista, dom Odilo disse que o homem age “de maneira predatória” na natureza e que isso causa desequilíbrios ambientais. “Se continuarmos com essa fome de recursos, estaremos comprometendo a capacidade de a natureza corresponder de maneira sustentável.”
Desde 1979, é a quarta vez que o tema do meio ambiente é abordado na Campanha da Fraternidade. Para o arcebispo metropolitano de São Paulo, preservar o planeta é uma “questão de respeito e Justiça com as futuras gerações para que elas não encontrem um mundo cheio de lixo, onde não se possa respirar e produzir alimentos”.
Dom Odilo defendeu ações em diferentes níveis, coletivas e individuais, para que haja menos destruição. Ele citou o uso responsável do carro, a fim de jogar menos poluentes no ar, a coleta do lixo adequadamente e o plantio de árvores. “São pequenas ações do dia a dia”, frisou.
Quaresma
Ele também condenou o consumo exagerado e pregou simplicidade. “(É preciso) Um estilo mais sóbrio, menos perdulário, com acúmulo de bens de consumo sem necessidade. Só por consumir.”
Após a entrevista, dom Odilo celebrou, a partir de 15h, a missa que, nesta quarta-feira de cinzas, abre o período da Quaresma para os católicos. São os 40 dias que antecedem a Páscoa. Para a Igreja Católica, é um momento de reflexão, de oração e de conversão.

(Globo)

Nenhum comentário: