"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Bispos dos EUA esclarecem que grupo gay "New Ways Ministry" não é católico


Os bispos americanos advertiram aos fiéis que o grupo New Ways Ministry se apropriou indevidamente do nome de "católico" não goza do reconhecimento da Igreja no país porque difunde uma postura sobre a homossexualidade que não coincide com a doutrina católica.

New Ways Ministry publicou há poucos dias um folheto em inglês de 45 páginas chamado "Matrimônio: Uma aproximação católica positiva", do autor Francis DeBernardo, no qual desafia o ensino da Igreja sobre o matrimônio e assegura que os leigos católicos apóiam as uniões homossexuais.

Os presidentes do Comitê de Bispos para a Doutrina e o Comitê Especial para a Defesa do Matrimônio, Cardeal Donald Wuerl e Dom Salvatore Cordileone, reafirmaram a declaração assinada pelo Cardeal Francis George no dia 12 de fevereiro de 2010 na qual se descarta que a posição proposta pelo New Ways Ministry se apóie na doutrina católica.

Em uma nota de 11 de março, os dois bispos recordaram que New Ways Ministry com sede em Mount Rainier, Maryland, se descreve como "um ministério gay-positivo que busca promover e fazer dos católicos gays e lésbicas" mas desde sua fundação em 1977, expuseram sérias dúvidas sobre sua aderência ao ensino da Igreja sobre a homossexualidade.

Em 1984, o Arcebispo de Washington negou ao New Ways Ministry qualquer autorização ou aprovação oficial de suas atividades como organização católica e se proibiu aos seus co-fundadores, a Irmã Jeannine Gramick, SSND, e o Padre Robert Nugent, de seguirem com suas atividades na Arquidiocese de Washington.

Em 1999 a Congregação para a Doutrina da Fé, declarou que devido aos enganos e ambigüidades no enfoque da Irmã Gramick e do Padre Nugent, estes dois religiosos ficaram permanentemente proibidos de qualquer trabalho pastoral com homossexuais.

Os bispos recordaram que o problema central no New Ways Ministry é "a falta de adesão da organização à doutrina da Igreja sobre a moralidade dos atos homossexuais".

New Ways Ministry recentemente criticou os esforços da Igreja para defender a definição tradicional do matrimônio como a união entre um homem e uma mulher e insistiu que os católicos apóiem as iniciativas eleitorais a favor do "matrimônio" gay.

"Ninguém deve deixar-se enganar pela afirmação de que o New Ways Ministry oferece uma interpretação autêntica da doutrina católica e uma autêntica prática pastoral católica". 

"Sua pretensão de ser católico só confunde os fiéis sobre o ensino autêntico e o ministério da Igreja sobre as pessoas com inclinação homossexual".

"Em conseqüência, quero deixar claro que, igual que outros grupos que dizem ser católicos mas negam aspectos centrais do ensino da Igreja, o New Ways Ministry não tem autorização ou o reconhecimento da Igreja Católica e que não pode falar em nome dos fiéis católicos nos Estados Unidos", sustentou o Cardeal George em 2010.

(ACI Digital)

Nenhum comentário: