"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

terça-feira, 15 de março de 2011

16/03 - Santos e Bem-aventurados

Santo Abraão, eremita, natural da Mesopotâmia, faleceu em 360.

Santo Agapito. 10º bispo de Ravenna (nordeste da Itália), de acordo com a lista tradicional (preparada no séc. III).

Santo Eriberto ou Ariberto, arcebispo de Colônia, Alemanha (970 – Colônia, 1021). Filho de Hugo conte de Worms, amigo e conselheiro de Otão III, por este último nomeado chanceler para a Itália (994), chanceler mor para a Alemanha (998) e, no ano seguinte, arcebispo de Colônia. Depois da morte de Otão, renunciou à chancelaria e dedicou-se a com particular zelo e piedade ao ministério pastoral. Fundou a abadia de Deutz (1002). Também se não foi formalmente canonizado, a Igreja reconhece seu culto.

Santa Eusébia, abadessa de Hamay (França)
Pertenceu a uma família de muitos santos. Com 8 anos seu pai faleceu e sua mãe, chamada a uma vida de entrega total a Deus, montou um convento. E quis ter a sua filha junto dela. Sua avó Gertrudes também foi convidada, e ela aceitou. A mãe, Riertrudes, soube que Eusébia seria a Abadessa após a morte de sua avó. Então fez tudo para ela ser bem formada antes, pois tinha apenas 12 anos. Ela foi para junto de sua mãe, mas às vezes escapava para a comunidade de Hamage - França, onde percebia ser o seu lugar. Riertrudes repensou, e após se aconselhar com bispos e abades, autorizou a sua filha a ingressar na comunidade de Hamage, para ser Abadessa, talvez a mais jovem da França. Eusébia pressentiu que não duraria muito por aqui. Com apenas 23 anos, reuniu suas filhas espirituais, e deu-lhes vários conselhos. Depois, esperou a morte de maneira calma e confiante. Isso no ano de 680.

Santa Gertrudes de Nivelles, abadessa (Landen, Bélgica, 626- Nivelles, Bélgica, 659) – Filha de Pipino de Landen, mordomo do rei da Austrásia (nordeste da atual França), entrou muito jovem no mosteiro de Nivelles, fundado pela mão, santa Ita (ou Iduberga), a quem sucedeu como abadessa em 647. Padroeira dos viajantes.


Santo Alo (Alão) de Bobbio (centro-norte da Itália), monge, séc. VII

São Damião de Terracina (sul da Itália), diácono e mártir, séc. IV

São Jean de Brebeuf, jesuíta, mártir no Canadá, Condé-sur-Vire (Bayeux), França, 25 de março de 1593 – Canadá, 16 de março de 1649

Sâo Juliano de Anazarbo, mártir venerado em Rímini (nordeste da Itália), Ístria (atual Croácia), séc. III – Cilícia (atual Turquia), 22 de junho de 249

Santos Hilário e Taciano, mártires de Aquiléia (Friuli, nordeste da Itália), 16 de março de 284

São Papas, mártir na Pérsia, séc. IV

São Serapião, arcebispo de Novgorod (Igreja Ortodoxa Russa)


Bem-aventurado João Cacciafronte, mártir beneditino (Cremona, 1125 – Vicenza, 16 de março de 1183). Bispo de Mântua (1173) e depois de Vicenza (1179), defendeu o papa Alexandre III contra as pretensões do imperador alemão Federico Barba-ruiva. Foi assassinado pela defesa de sua igreja.

Bem-aventurada Benta de Assis (centro da Itália), monja Clarissa, + 1260

Bem-aventurado Eriberto de Namur (Bélgica), eremita, séc. XIII

Bem-aventurado Fernando Valdes, bispo de Lugo (Espanha), séc. XIV

Bem-aventurados John Amias e Robert Dalby, sacerdote e mártires, + York (Inglaterra), 16 de março de 1589

Bem-aventurado Torello da Poppi (Toscana, centro da Itália), eremita, 1202 – 1282.

(Verbonet)

Nenhum comentário: