"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sexta-feira, 11 de março de 2011

12/03 - Santos e Bem-aventurados

São Luis Orione, sacerdote italiano (Pontecurone, na província de Alessandria, no noroeste do País, 1872 – Sanremo, região da Ligúria, 1940). Estudou no “oratório” dos salesianos de Turim, quando ainda vivia dom Bosco. Ordenado sacerdote em 1895, dedicou-se totalmente aos mais necessitados iniciando a Pequena Obra da Divina Providência (conhecida também na região do Piemonte como o Pequeno Cottolengo), criando para isso várias congregações: os Filhos da Divina Providência, as Irmãs Missionárias da Caridade, os Eremitas da Divina Providência, as Irmãs Sacramentinas cegas. Trabalhou heroicamente por ocasião dos terremotos de Messina (1908) – quando o papa Pio X o nomeou vicário geral para coordenar as ajudas da Igreja naquela cidade – e da Mársica (1915). O papa João Paulo II o proclamou bem-aventurado em 1980 e o canonizou em 2004.

Santa Eulália, virgem e mártir.
Viveu em Barcelona no fim do século III numa família que a educou para o bem e para a fé em Jesus Cristo. Quando pequena Eulália gostava da companhia das amigas cristãs, e por outro lado fugia do pecado e era inimiga da vaidade. Quanto tinha apenas 14 anos, chegou à Espanha a perseguição contra os cristãos por parte do terrível Diocleciano; Eulália soube dos fatos e desejou alegremente o martírio, para assim glorificar e estar com o Cristo. Os pais religiosos resolveram viajar a fim de esconderem-se juntamente com a menina, mas Santa Eulália fugiu e foi parar diante do governador que escutou daquela jovem e bela moças duras verdades quanto a ignorância da perseguição aos cristãos. De início o governador admirado pela ousadia da Santa a entregou para que apostatasse da fé, ou seja, que adorasse aos deuses, mas sua resposta foi: "Eu sou Eulália, serva do meu Senhor Jesus Cristo, o Rei dos Reis e Senhor de todos os dominadores". Diante da fé e coragem da jovem Eulália o governador mandou os algozes queimarem o seu corpo com ferros em brasa, e sua oração durante os sofrimentos era esta, antes de desmaiar e morrer: "Agora, ó Jesus, vejo no meu corpo os traços de vossa sagrada paixão".

Santo Inocêncio I, papa, de 22/12/401 a 12/03/417
O Papa São Inocêncio I foi um papa eleito em 401. Foi durante o seu pontificado que São Jerônimo terminou a revisão da tradução latina da Bíblia conhecida como Vulgata Latina, em 404. Tendeu a unificar a Igreja ocidental em torno da "práxis romana", estabelecendo a observância dos ritos romanos no Ocidente, o catálogo do livros canônicos e as regras monásticas. Enfrentou a heresia de Pelágio, tendo ratificado a condenação deste e de Celestino; defendeu João Crisóstomo. Durante seu pontificado, Roma foi saqueada pelos visigodos de Alarico. Conseguiu que Honório proibisse as lutas de gladiadores.

Santa Josefina, penitente, +1353
Vítima expiatória, por cinco anos viu-se pregada ao leito com o corpo em corrupção e na mais extrema pobreza. À sua morte, muitos milagres ocorreram

Santa Serafina ou Fina
São Geminiano é uma pequena, mas belíssima, cidade medieval, situada na região da Toscana, Itália. Essa cidade é curiosamente cercada por numerosas torres. No passado, as famílias nobres mandavam construir torres como símbolo de poder e riqueza. Assim, quanto mais alta ou mais bonita fosse a torre, mais aristocrata era essa família. A nobre família Ciardi também mandou erguer sua torre, mas, não foi ela que eternizou o nome da família, foi sua filha Serafina, a pequena e frágil "Fina", como era chamada. Serafina nasceu no ano de 1238, seus pais, Impéria e Câmbio Ciardi, nessa época, eram nobres decadentes. Ela teve uma vida breve, mas de intensa religiosidade. Sempre foi uma menina modesta, pura, bondosa e caridosa para com todos. Com receio que, pela sua inocência, alguém pudesse se aproveitar dela, seus pais sempre a alertavam quanto aos perigos mundanos. Por isso, se acentuou nela um maior amor à pureza, tanto que resolveu consagrar sua virgindade a Cristo, que desejava como único esposo.
Serafina tinha dez anos de idade, quando adoeceu gravemente. Ficou com o corpo coberto de chagas, incuráveis e dolorosas, e incapacitada de se movimentar. Como se não bastasse, seu sofrimento aumentou ainda mais, com a morte de sua mãe. Durante cinco anos permaneceu imóvel numa cama de tábua se mantendo feliz por sofrer, tendo como conforto seu amor à Cristo, sua devoção à Virgem Maria e aos Santos mártires da Igreja.
Josefina era devota de São Gregório Magno. Em sonho, ele a avisou que a levaria para a vida eterna no dia em que ele próprio morrera, ou seja, 12 de março. De fato, Serafina morreu com quinze anos de idade, no dia 12 de março de 1253. No momento de sua morte, todos os sinos das torres ecoaram, sem que nenhuma mão tivesse tocado nas cordas. Esse relato faz parte da sua biografia escrita no século XIV, pelo padre João do Coppo.
Extremamente amada, o culto a Serafina começou logo após sua morte. A ela foram atribuídas inúmeras graças de cura, e fatos prodigiosos ocorreram no local de sua sepultura, que fizeram crescer cada vez mais sua fama de santidade e sua popularidade entre os fiéis.
Em sua honra foi construído um hospital e em 1457 seu corpo foi transferido para o túmulo construído na nova na catedral da cidade. A Igreja a declarou Santa e padroeira da cidade de São Geminiano e o dia 12 de março escolhido para suas homenagens litúrgicas.


São Bernardo de Cápua (sul da Itália), bispo, 1040 - 1109

São Brian Bòruimhe, rei da Irlanda, mártir, + 1014

São Elfego o Idoso, bispos de Winchester (Inglaterra), + 951

São José Zhang Dapeng, catequista e mártir, Duyun, China, 1754 - Guiyang, China, 12 de março de 1815

São Mamiliano de Palermo (ilha da Sicília, Itália), bispo e mártir, séc. V

São Maximiliano de Tebessa (Numídia, atual Argélia), mártir, + 295

Santos Migdônio, Eugênio, Máximo, Domingas, Mardônio, Pedro, Esmeraldo e
Hilário, mártires de Nicomédia na Bitínia (atual Turquia), + 303

São Paulo Aureliano, bispo de Saint-Pol-de-Léon (Bretanha, França), + 573

Santos Pedro (apelidado Cubicolário), Doroteu e Gorgônio, mártires de Nicomédia da Bitínia (atual Turquia), + 303

São Simeão o Novo Teólogo, abade, Galatas, Paflagônia, 949 - Palukiton, Bósforo (atua Turquia), 12 de março de 1022

São Teófanes, mártir, Samotrácia (atual Turquia), 12 de março de 817


Bem-aventurada Ângela (Aniela) Salawa, terciária franciscana, Siepraw, Cracóvia, Polônia, 09 de setembro de 1881 - Cracóvia, 12 de março de 1922

Bem-aventurado Jerônimo de Recanati (centro da Itália), sacerdote, + Recanati (Macerata), 12 de março de 1350

Bem-aventurada Justina Bezzoli Francucci, virgem beneditina, Arezzo (centro da Itália), 1257 – Arezzo, 12 de março de 1319

(Verbonet)

Nenhum comentário: