"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Porto Alegre promove formação bíblica a padres e diáconos

Porto Alegre (Sexta-Feira, 11-02-2011, Gaudium Press) A Arquidiocese de Porto Alegre, através da Comissão Arquidiocesana de Animação Bíblica, promove para presbíteros e diáconos da região o Encontro de Formação Bíblica 2011. Com o objetivo de ser aos participantes um momento de crescimento na compreensão e, sobretudo, na vivência da Palavra, os encontros serão realizados de fevereiro a outubro deste ano em diversas regiões do estado gaúcho.
Estes encontros de formação, de acordo com o seu coordenador e mestre em Bíblia pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, Padre José Bonifácio Schmidt, pretendem auxiliar padres e diáconos na formação permanente. O sacerdote explica que a Exortação Apostólica "Verbum Domini" do Papa Bento XVI, publicada no dia 30 de setembro de 2010, dia de São Jerônimo, padroeiro dos estudiosos da bíblia, contêm muitas e ricas sugestões não assimiláveis com uma simples leitura, o que justifica a proposta dos encontros.
Padre Bonifácio esclarece que a Comissão Arquidiocesana entendeu que deveria propor sete turnos de trabalho (manhã, tarde ou noite) em três dias e meio. As atividades iniciarão no dia 28 de fevereiro e seguirão até o dia 07 de outubro. Os participantes entrarão em contato com números, escolhidos entre os 124 da Exortação Apostólica, que foram julgados mais importantes, e que serão analisados por uma proposta inicial e seguida de intensa participação dos padres e diáconos. "Seremos assim participantes ativos da nossa formação permanente", ressalta.
Os temas, segundo o sacerdote, surgirão todos direta ou indiretamente da Exortação Apostólica, como por exemplo a tradição viva, o papel da Bíblia na descoberta da Palavra de Deus, a importância da Bíblia na vida e missão da Igreja, como encaminhar a leitura orante nas paróquias.
Por fim, o religioso salienta que a Comissão Arquidiocesana entende a importância e a obrigação de trabalhar em três diferentes níveis: dos padres e diáconos; das lideranças; e do povo em geral. "Que o sonho do Papa, de um novo Pentecostes, possa acontecer igualmente em cada paróquia e comunidade da arquidiocese e em todos os setores da Igreja", conclui.

(Gaudium Press)

O estudo será diferenciado - os padres e diáconos e as lideranças (leia-se leigos). Será por que os padres e diáconos não são lideranças?

Nenhum comentário: