"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Patriarca de Lisboa escreve carta de renúncia

ROMA, sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011 (ZENIT.org) - O cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, disse que já escreveu a carta de renúncia ao cargo no episcopado, como indica o direito canônico ao prelado que completa 75 anos.
Nessa quinta-feira – disse em coletiva de imprensa no Patriarcado, segundo informa Agência Ecclesia – “escrevi a carta ao Papa; está previsto no direito canônico que um bispo, quando faz 75 anos, pede ao Santo Padre a resignação do seu mandato e fica à espera da sua decisão”.

Antecipando o seu 75º aniversário, no próximo dia 26, D. José Policarpo adiantou que a carta seria entregue nesta sexta-feira na Nunciatura Apostólica. “A partir de hoje, eu próprio fico à espera da resposta e da orientação do Santo Padre”, disse.

“O Santo Padre tem liberdade completa de aceitar imediatamente, de prolongar por mais um ano, a não ser que haja motivos imediatos, mas quando as pessoas estão bem, que graças a Deus é o meu caso, o Santo Padre tem liberdade completa”, afirmou.

Sobre a sucessão, o cardeal acrescentou que este não é um assunto da responsabilidade de “quem sai”, seguindo “um ritmo que está perfeitamente adquirido na Igreja”.

José da Cruz Policarpo nasceu a 26 de fevereiro de 1936 em Alvorninha, Caldas da Rainha, território do distrito de Leiria e Patriarcado de Lisboa. Padre desde 15 de agosto de 1961, foi ordenado bispo em 1978 e é Patriarca de Lisboa desde 1998. Foi criado cardeal por João Paulo II em 2001.

(Zenit)

Nenhum comentário: