"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Centro de Estudos Bíblicos promove curso de bíblia à distância

Porto Alegre (Terça-Feira, 01-02-2011, Gaudium Press) O Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) está promovendo um curso de bíblia por correspondência para todas as pessoas que desejam aprofundar seu conhecimento na Palavra de Deus mas têm dificuldades em participar de encontros presenciais. Embora o curso seja apresentado em uma linguagem acessível, não é um simples "ABC" da bíblia e nem se trata de um curso para iniciantes, mas sim para aqueles que buscam um aprofundamento maior da sagrada escritura. Exige, portanto, empenho e dedicação pessoal.
De acordo com a assessoria do CEBI, o curso tem como objetivo oferecer um conhecimento mais profundo da Palavra de Deus, da História de Israel e da História do Cristianismo do primeiro século. Elaborado pelo biblista Ildo Bohn Gass, com a colaboração de teólogos de diversas partes do Brasil, o conteúdo bíblico é tratado de forma atual e sempre relacionado com os desafios da Igreja e da sociedade de hoje. Cada bloco de conteúdo é abordado com base na fé das igrejas e na pesquisa bíblica atual, levando em conta questões eclesiológicas e sociológicas nas perspectivas de gênero, de etnia, entre outras.
O curso está organizado em módulos, e cada módulo representa um estudo de determinado período histórico, bem como o surgimento da literatura bíblica da época. Alguns módulos estão divididos em fascículos, de acordo com a necessidade. Ao todo, são 18 fascículos com mais de 1.100 páginas de conteúdo. Cada fascículo é enviado pelo correio ou por e-mail às pessoas que se inscrevem no curso. Estas fazem o estudo e respondem às perguntas que estão num encarte anexo, que é enviado para a equipe estadual ou à pessoa responsável pelo acompanhamento do cursista.
Uma vez enviada à elaboração escrita, os participantes adquirem o fascículo seguinte e assim por diante. Mas vale destacar que o ritmo do curso depende do próprio inscrito. Dada a exigência do estudo e da pesquisa bíblica, a média de tempo para a resposta de cada fascículo é de um mês a 45 dias. De forma que a duração total do curso é de um ano e meio a dois anos.
Para o Centro de Estudos Bíblicos, o curso tem uma grande importância, pois além de oferecer uma visão completa dos escritos bíblicos, oferece uma boa visão do que foi a Igreja primitiva, apelando permanentemente para o engajamento social e eclesial nos dias atuais.
Com relação à assessoria do curso, a maioria dos estados do Brasil possui um grupo cadastrado pelo CEBI de 5 a 10 assessores que contribuem no trabalho de assessoria. São biblistas, muitas delas também professores em faculdades de teologia que se dedicam ao trabalho de formação de lideranças. As pessoas que se inscreverem diretamente com o Programa de Formação do CEBI receberão a assessoria a partir da Secretaria Nacional. Mais informações podem ser adquiridas junto à coordenação do CEBI em cada estado.

(Gaudium Press)

Nenhum comentário: