"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

17/02 - Santos e Bem-aventurados

São Fultrado ou Fulrado [Alsácia, leste da França, início do séc. VIII – abadia de Saint-Denis, 784]. Descendente de nobre família alsaciana, conselheiro de Pipino, fundou igrejas e mosteiros e atuou ativamente para restaurar o poder temporal do Papa na Itália.

Sete Santos Fundadores dos Servitas, confessores
Só temos o nome completo de Alexandre Falconieri. Dos outros seis temos os sobrenomes: Monaldi, Manetto, Buonagiunta, degli Amidei, Uguccioni, Sostegni. Em 15 de agosto de 1233, tiveram uma experiência sensacional. Todos pertenciam a um grupo de poetas da região umbro-toscana. Esses poetas costumavam fazer versos (laudes) diante de uma imagem.
Nesse dia a imagem de Nossa Senhora mexeu-se e apareceu-lhes toda dolorosa por causa das lutas fratricidas de Florença. A cidade desde 1215 estava dividida em duas famílias beligerantes: os Guelfi e os Ghibellini. Os sete jovens resolveram fazer alguma coisa pela paz: constituíram a Companhia de Nossa Senhora das Dores. Eram nobres e ricos e retiraram-se para a solidão do Monte Senário para se dedicarem à penitência e à oração.
Um dia enquanto desciam à cidade para uma interferência pacificadora, um menino disse à sua mãe: “Eis que chegam os servos de Maria”. O nome calhou certinho. Na verdade eles haviam escolhido Maria para honrá-la durante a vida toda.
Muitas vezes antes de entrarem na cidade, ao descerem do monte que haviam escolhido, paravam numa capelinha dedicada à Anunciação para rezarem. Mais tarde foi construído no lugar um grande santuário e os nobres fundadores dos Servitas estabeleceram-se aí.
Daí eles irradiaram a devoção à Anunciação de Nossa Senhora que se tornou a Padroeira de Florença. A data de 25 de março, festa da Anunciação, tinha sido escolhida, em Florença, desde o século X como o início do calendário civil. O uso perdurou até o ano de 1749. Lembrados individualmente pelo Martirológio Romano, estes santos, os Sete Fundadores, têm uma festa coletiva desde 1888, ano em que foram solenemente canonizados por Leão XIII.


São Bento de Dolia, bispo, † Cagliari (ilha da Sardenha, Itália), 17 de fevereiro de 1120

São Bonoso de Trier (Alemanha), bispo, séc. V

São Constábil, quarto abade de Cava (sul da Itália), 1070 – 17 de fevereiro de 1124

Santo Evermundo de Ratzeburg (Alemanha), bispo, séc. XII

São Finan de Lindisfarne (Inglaterra), bispo, † 661

São Fintan, abade de Cluain Ednech (Irlanda), † 603

São Flaviano, patriarca de Constantinopla, † Lídia (atual Turquia), 449/450

São Lupiano, † Nantes (França), séc. IV

São Mesrop, doutor da Igreja armênia, 362 – 441

São Pedro Yu Chong-nyul, mártir, Taphyen, Coreia do Norte, 1837 – Pyongyang, Coreia do Norte, 17 de fevereiro de 1866

São Silvino de Therouanne, bispo, + Arras, França, por volta do ano 720

São Teodoro de Amasea, soldado e mártir, séc. IV

S. Policrónio, bispo. mártir, +250


Beato Lucas Belludi, religioso, presbítero
Lucas Belludi, nasceu em Pádua, no seio de uma família nobre e rica. Estudou na universidade de Pádua e era um homem muito culto.
Aos vinte anos ouve uma pregação de S. Francisco de Assis e sente-se de tal modo atraído pelo seu exemplo que  entra na ordem dos frades menores. Após o noviciado e uma vez professo, S. Francisco encaminha-o para o sacerdócio.
No verão de 1220, São Francisco de regresso do Oriente se deteve em Pádua e junto à pequena igreja de Santa Maria de Arcella fez construir um pequeno convento para alguns de seus seguidores.
Ali entregou o hábito das damas pobres de Santa Clara à Beata Helena Enselmini e o hábito dos Irmãos Menores ao jovem sacerdote, Lucas Belludi.
Nesse lugar, Lucas viveu sete anos dedicados à mortificação e ao apostolado. Nesse tempo escreveu seus Sermões, que se conservam em manuscritos.
Em 1227 encontra-se com Santo Antônio de Pádua, e desde então se tornam almas gêmeas, tendo um só coração e uma só alma.
Nesse mesmo ano, Santo Antônio foi eleito no Capítulo Geral, na Porciúncula, o Ministro Provincial e Lucas o torna seu companheiro na viagem para Roma.
Os dois participaram do Capítulo Geral, em Assis, em 1230, onde também participaram do translado dos restos mortais de São Francisco de Assis, da Igreja de São Jorge para a nova Basílica.
De volta a Assis, em Camposanpietro foram hospedados por conde Tiso, devido o estado de saúde precário de Santo Antônio.
Ao agravar, Lucas quis transportá-lo para Pádua, porém, em Arcella teve de assistir a agonia do companheiro em 13 de junho de 1231.
Passados onze meses, santo António é canonizado por Gregório IX e na glorificação do seu mestre, Lucas teve parte importante.
Ezelino II, verdugo e tirano, continuava a produzir vítimas inocentes. O Beato Lucas, ardente como o seu Mestre, reprovou as injustiças e delitos praticados por Ezelino. Este ordenou: "Frei Lucas seja perdoado, porém, sua família será condenada ao desterro".  E assim se fez. O Beato Lucas dormiu santamente no Senhor em 1285, tendo 90 anos de idade. Passou 65 anos no serviço a Deus e aos irmãos em admirável espírito de dedicação.

Bem-aventurado Antonio Leszczewicz, sacerdote e mártir, Abramowszczyzna, Lituânia, 30 de setembro de 1890 – Rosic, Polônia, 17 de fevereiro de 1943

Nenhum comentário: